quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Igreja da Catedral faz sábado Vigília de Adoração


A igreja da Catedral de São José, no Centro de Rio Preto, realiza neste sábado, dia 23, às 22h, uma Vigília de Adoração com a participação do cantor e compositor Abner Santos e do bispo diocesano dom Tomé Ferreira da Silva. 
O evento é promovido pelo movimento Metanoia de Rio Preto. Entrada franca. Haverá momentos de louvor, pregação e adoração. Cantor Abner Santos fará o lançamento do seu mais recente CD em carreira solo. Ele é autor da canção "Reflexo", "Terra do Coração" e "Distância. Mais informações pelo fone (17) 98102-2116 .


 Carreira
Começou a freqüentar a Igreja Católica aos 16 anos, impulsionado por amigos de escola que participavam de grupos de jovens, de retiros para a juventude. A linguagem jovial, as dinâmicas de grupo e, é claro, a música, mexeram muito com este jovem que já vinha descobrindo sua voz, com base nas experiências ao banho, no “chuveiro” (com um frasco de “Pert-Plus” nas mãos), e nas rodas de violão com amigos, interpretando canções da Legião Urbana. Mas tudo isso, foi apenas um pretexto: o clima ideal proporcionou o encontro e Abner sentiu-se nas mãos de Deus e a presença Dele a lhe dar um novo sentido. Sentido este que foi confirmado no ano seguinte, quando foi então batizado, fez primeira comunhão e crismou. Foi catequista até 2009.
Em 2002, Abner entrou para o ministério “Construtores da Paz” de sua cidade, onde ficou durante 7 anos. Neste tempo de maior proximidade com a música, foi lapidando seu talento com a ajuda dos irmãos da banda e foi vivendo uma espiritualidade mais profunda, sentindo que Deus queria usar de seu talento para atingir o coração das pessoas.
Abner que sempre gostou de escrever e o fazia por hobby, começou a sentir que seus textos eram fiéis aos seus sentimentos: daí começaram a nascer as canções. “O compositor transfere para as frases, os traços de sua alma”, justifica Abner referindo-se a sua primeira música que fez em parceria com o amigo Juninho e que virou um grande sucesso: “Reflexo”. Em 2007, dias antes de o ministério cantá-la no 7º Festival da Canção Nova, um irmão da Fraternidade Toca de Assis, ouviu a canção e pediu a liberação para que “Reflexo” entrasse no CD da Toca que seria lançado no ano seguinte pela Canção Nova, sendo imediatamente autorizado por ele e seu parceiro. Abner não imaginava que isso traria tantos frutos a sua missão: foi convidado a interpretar a canção “Reflexo” no CD “Do altar de Deus ao altar dos pobres”. Daí nasceu uma grande amizade com o Padre Roberto Lettieri, que viu na composição e no coração do Abner, uma verdadeira entrega a Deus e uma vontade madura de evangelizar.
Depois disso, Abner passou a ser convidado para diversos eventos e encontros por todo o Brasil. Pela dificuldade das cidades em levar um ministério, Abner começou a sair sozinho em missão para cantar e pregar: entendia a realidade da cidade e ia. Foi então, que os rumos foram tomando direções diferentes entre ele e o “Construtores da Paz”, mas ambos preservaram o vínculo do amor e amizade, fundamentados em Deus.
Seu primeiro show foi em 2009 em Juazeiro do Norte-CE e de lá pra cá, foram inúmeros convites.
Abner que além de músico missionário, trabalha em uma escola, está em fase de planejamento do seu primeiro CD com previsão de lançamento em 2011. Indagado sobre suas referências musicais ele sorri e diz: “A espiritualidade da Comunidade Shalom, a poesia do Maninho, a musicalidade da Ziza, a sinceridade do Eugênio Jorge… entre tantos outros amigos que tem me ensinado muito, por me permitir conviver com eles.”

Nenhum comentário: