segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Outubro Rosa: palestras e caminhada alertam para prevenção ao câncer de mama


 A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza até o final deste mês a campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar e orientar as mulheres atendidas na rede pública de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer do mama, que pode ser feito por meio do autoexame e mamografias periódicas.
Até o final do mês serão realizadas palestras informativas sobre o tema, oficinas de artesanato, distribuição de material educativo, além de passeata. Em outra frente, prédios públicos – Paço Municipal, pontes estaiadas sobre o rio Preto, fachada do Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CAESM), Secretaria de Saúde, aerador (popularmente chamado de chafariz), localizado na ETA- Estação de Tratamento de Água – Palácio das Águas  - ganharam iluminação cor-de-rosa como forma de chamar a atenção das mulheres para a importância dos autocuidados com a mama e prevenção do câncer.
Nesta terça-feira, dia 08/10, a programação tem início com passeata de conscientização que terá a participação de funcionários da Prefeitura, Secretaria de Saúde, alunos da Faceres, Acirp, a partir das 18 horas, com saída de frente do lago 3 da Represa Municipal, em frente ao posto da Guarda Municipal. A ação terá apoio da Itamarati e Santa Luzia, que concederá transporte gratuito aos usuários SUS participantes.
Já nesta quarta, dia 10/10, técnicos da Secretaria de Saúde e alunos de Medicina da Faceres vão estar na praça Dom José Marcondes, na área central, a partir das  8 horas, com orientação sobre câncer e distribuição e material educativo sobre o autoexame da mama,  detecção precoce e encaminhamento para as Unidades de Saúde mais próximas de suas residências. Também será realizada aferição de Pressão Arterial, bem como orientações de hábitos saudáveis de vida.
Também consta da programação Oficina de Fuxico, que será realizada nos dias 15 e 16 de outubro, entre 14 e 15 horas, no Grupo Laços da Vida, mantido pelo Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (CAESM).
No dia 16/10, as pacientes do CAESM que tiverem consulta ou exame agendados serão triadas e as que tiverem indicação serão encaminhadas para o exame de mamografia.
Já no dia 17/10, às 13h50, e no dia 18/10, às 9h, serão realizadas palestra sobre câncer de mama, na Fulbeas. No dia 22/10, das 10 às 13 horas, será apresenta peça teatral “Daqui pra frente”, seguida de palestra, também no CAESM, para pacientes atendidas pelo serviço.
 Saúde da mulher
No município, todas as 26 unidades de saúde dispõem de atendimento ginecológico. O agendamento é diário, dentro do horário de funcionamento das unidades. Rio Preto possui ainda o Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher, que tem por objetivo agilizar o atendimento à mulher, principalmente no que se refere à questão de diagnóstico por meio de exames como densitometria óssea, ultrassom, mamografia e raio X.
No CAESM, também é mantido o grupo de apoio à mulheres com diagnóstico de câncer de mama e colo de útero, o Laços de Vida, que tem reuniões quinzenais, com apoio de equipe multidisciplinar.

Nenhum comentário: