segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Saúde lança campanha para atualizar caderneta de vacinação infantil


 Tem início no próximo sábado (24/08) e vai até 30/08, a campanha nacional de multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto. A ação é voltada para crianças menores de cinco anos e tem por objetivo atualizar vacinas em atraso previstas no calendário infantil.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, durante uma semana, as 26 unidades básicas de saúde e unidades básicas de saúde da família vão verificar as cadernetas das crianças para ver se há vacinas em atraso.
“No ano passado, durante a mesma campanha, compareceram às unidades um total de 16.002 crianças, destas 1.798 estavam ou com a vacina em atraso ou com data oportuna para receber alguma das vacinas previstas no calendário vacinal”, afirmaPara a verificação, basta que o pai, mãe ou responsável por crianças menores de cinco anos compareçam até a unidade de saúde mais próxima de casa, com a caderneta de vacinação da criança ou o Manual crescendo com saúde, distribuído gratuitamente na rede pública de saúde.No sábado, com o lançamento da campanha, todas as unidades de saúde vão estar abertas das 8 às 17 horas. Já de segunda a sexta-feira, dias 26 a 30/08, a campanha prossegue no horário normal de funcionamento das unidades.
Estão disponíveis pelo SUS, voltada para crianças menores de cinco anos, as vacinas BCG, que protege contra tuberculose, hepatite B, poliomielite, pneumocócica-10 valente, pentavalente (pneumonia, otite, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzas tipo B), rotavírus, meningococo C, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), febre amarela e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Saúde vacina 618 animais 
contra raiva no Estimacão 

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto vacinou neste domingo (18/8), no Estimacão, evento promovido pela TV TEM no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, um total de 618 animais contra raiva, sendo 615 cães e três gatos.
Segundo o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Luís Flávio Vani Amaral, além da vacinação, os visitantes também receberam orientação sobre as principais doenças que acometem animais e posse responsável.Vacina
O município prepara para o próximo mês de setembro campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. Durante um mês, a partir do dia 2 até 30/9, a vacina estará disponível das 10 às 16 horas, em pontos específicos, em datas pré-programadas para a imunização.
Fora o período de campanha, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, a vacina contra raiva é aplicada gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na venida Professor Francisco Barbeta Junior, 490, no Jardim Herculano.

Nenhum comentário: