terça-feira, 20 de agosto de 2013

Alimentos doados no Estimacão serão distribuídos pelo Banco Municipal de Alimentos


O Banco Municipal de Alimentos administrado pelo Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto já iniciou a triagem e separação das 3,5 toneladas de alimentos secos recebidos da Campanha Bem Legal, da TV TEM, durante o Estimacão. Todos os produtos irão ajudar a compor dezenas de cestas básicas e instituições que, semanalmente, são distribuídas pelo Banco de Alimentos.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira dama Eliana Lopes, os alimentos secos - arroz, feijão, fubá, açúcar, óleo, macarrão e farinha de trigo – estão sendo separados pela equipe técnica do Banco, inclusive obedecendo as datas de validade dos produtos. “O evento realizado pela TV TEM possibilita o entretenimento e solidariedade. Quem ganha com isso é a população”, ressalta ela.
O Banco atende toda semana 1.500 famílias cadastradas. Mensalmente, 70 toneladas de alimentos são arrecadados e divididas entre 94 entidades de diferentes segmentos sociais como lar para idosos, albergues, projetos de jornada ampliada para crianças e adolescentes, centros de recuperação para dependentes químicos, hospitais e  associações de moradores de bairros.
Todos os alimentos arrecadados passam por um processo que envolve seleção, manipulação, aproveitamento de alimentos por meio de educação alimentar, visando o combate ao desperdício, seguindo os critérios da política de Segurança Alimentar e Nutricional.
O Estimacão, realizado pela Campanha Bem Legal, reuniu cerca de 15 mil pessoas no Recinto de Exposição  Alberto Bertelli Lucatto, no último dia 18.

Nenhum comentário: