terça-feira, 30 de julho de 2013

Procon Rio Preto orienta proprietários sobre recall Fiat para cintos de segurança


O Procon Rio Preto orienta os proprietários dos veículos modelo Palio Fire Economy 2 portas, Palio Fire Economy 4 portas, Strada Fire 1.4 flex e Strada Fire Estendida 1.4 Flex,  Modelos 2012 e 2013, da Fiat, a entrarem em contato com a empresa para recall dos fechos de fixação dos cintos de segurança dianteiros dos acentos do motorista e do passageiro.
De acordo com o diretor do Procon, Alcides Zanirato, o Código de Defesa do Consumidor prevê, em seu artigo 10, que o fornecedor não pode colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. ”A lei diz que ao ter conhecimento da periculosidade, o fornecedor deve comunicar o fato imediatamente às autoridades e consumidores”, afirma.
No comunicado feito pela Fiat, a empresa admite que houve falha no processo de fabricação dos fechos dos cintos de segurança dianteiros do motorista e do passageiro, comprometendo o seu funcionamento. A nota enviada à imprensa alerta que, em caso de acidente, os fechos podem se romper, intensificando o contato do passageiro e/ou motorista com a bolsa do airbag, que sem a proteção do cinto de segurança, pode causar lesões físicas aos usuários.
Os modelos que apresentaram problemas estão listados abaixo:
- Modelos: Palio Fire Economy 2 portas / 4 portas – Chassis: De 5822670 a 5884745
- Modelos: Strada Fire 1.4 Flex / Estendida – Chassis: De 7499864 a 7546670
A Fiat disponibiliza o telefone 0800-7071000 e o site www.fiat.com.br para mais informações.
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar procurar o Procon Rio Preto. O órgão atende a reclamações de consumidores no Poupatempo, localizado à rua Antônio de Godoy, 3033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.
Outro ponto para reclamação é o Posto Avançado da Região Norte, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Social do Eldorado (Av. Monte Aprazível, 2640, Eldorado).

Nenhum comentário: