terça-feira, 25 de junho de 2013

IX Conferência Municipal de Assistência Social focará “Gestão e o Financiamento do SUAS”


“A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS” será o tema da IX Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá nos dias 27 e 28 de junho, no auditório da UNIP. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS – em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS. A Conferência reunirá representantes de vários segmentos ligados a área de assistência social, além de usuários dos serviços oferecidos pelo município, por meio da SEMAS.
 As inscrições para a Conferência foram encerradas no dia 16 de junho. Confirmaram participação: Representantes Governamentais (Poder Executivo Municipal); Representante da Sociedade Civil (Entidades de Assistência Social - Trabalhadores e Dirigentes de ONG’s;  Entidades Representantes dos trabalhadores do SUAS Representantes dos  CRESS/CRP/Sindicatos/Representantes de Classes com carta de indicação do Conselho e/ou Sindicato; e, Usuários e Organizações de Usuários do SUAS; Conselheiros do CMAS (Conselheiro Municipal da Assistência Social); Convidados/Observadores (Representantes das Universidades; do Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal; do Judiciário; do Ministério Público; dos Conselheiros de Políticas Públicas e de Direitos (CMDCA, COMAD);  Pessoas interessadas e que defendem a Política de Assistência Social; além de Estudantes.
 A Secretaria de Assistência Social – SEMAS – realizou seis pré-conferências junto à população usuária dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.  Os encontros tiveram a participação de cerca de 900 moradores, de vários bairros da cidade: Solo Sagrado/Eldorado, Parque da Cidadania/Santo Antônio, Talhado/São Deocleciano, Centro Comunitário de Engenheiro Schmitt, Centro Comunitário Asa Delta (Itinerantes I e II e Novo Mundo) e no CCI - Centro de Convivência do Idoso.
Durante as pré foram discutidos os eixos temáticos que nortearão a Conferência Municipal como: Eixo 1: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Eixo 2: Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos De Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Eixo 3: Gestão do Trabalho; Eixo 4: Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Eixo 5: Gestão dos Benefícios no SUAS; e, Eixo 6: Regionalização.
A abertura da IX Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pela SEMAS e CMAS, será no dia 27, às 13 horas. A mestre em Serviço Social e Política Social com Ênfase no Financiamento da Política de Assistência Social, Gisele de Cássia Tavares, irá discutir o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”.
Já no dia 28, às 8h30, a leitura e aprovação do Regimento Interno serão conduzidas pela presidente da comissão organizadora da Conferência, Tereza Marta Pagliotto. A secretária de Municipal de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, falará sobre os “Avanços e Limites da Política Municipal de Assistência Social e a Sistematização das Pré-Conferências”.
A presidente do CMAS de Rio Preto, Clemilda Pulégio, abordará a “Atuação do Conselho Municipal de Assistência Social”.
A convidada para falar sobre o tema: “Assistência Social: desafios na gestão territorial do SUAS”, será a  Profª Drª Dirce Koga, consultora especializada no país, na temática socioterritorial e políticas sociais.
Posteriormente, os grupos de trabalhos irão discutir os seis eixos que permeiam a Conferência. No período da tarde, após plenária final serão eleitos os delegados que representarão Rio Preto, na Conferência Estadual que acontecerá de 1º a 3 de outubro, em Atibaia. Deste encontro, também sairão delegados para IX Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília, de 16 a 19 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário: