quarta-feira, 26 de junho de 2013

Conferência Municipal de Assistência Social começa nesta quinta-feira


 A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS – em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, realiza nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/6), a IX Conferência Municipal de Assistência Social.
A abertura oficial do evento será às 13 horas, no auditório da UNIP. O tema da Conferência deste ano será “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”.
A abertura do evento será feita pela mestre em Serviço Social e Política Social com Ênfase no Financiamento da Política de Assistência Social e atual diretora de Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social de Londrina, Gisele de Cássia Tavares, que abordará o tema principal da Conferência.
 Autora de vários artigos na área, com ênfase na temática relativa ao financiamento da política de assistência social, Gisele Tavares foi também Assessora Especial do Gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, na área da assistência social.
 No dia 28, a Conferência terá início às 8h30, com a leitura e aprovação do Regimento Interno. Os trabalhos serão conduzidos pela presidente da comissão organizadora da Conferência, Tereza Marta Pagliotto, seguido da  secretária Municipal de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, que falará sobre os “Avanços e Limites da Política Municipal de Assistência Social e a Sistematização das Pré-Conferências”, e da presidente do CMAS de Rio Preto, Clemilda Pulégio, que abordará a “Atuação do Conselho Municipal de Assistência Social”.
Na sexta, a Profª Drª Dirce Koga irá falar sobre o tema: “Assistência Social: desafios na gestão territorial do SUAS”. Consultora especializada na temática socioterritorial e políticas sociais, autora do livro "Medidas de Cidades",  Dirce Koga, é Pós Doutora em Serviço Social pela PUC/SP e doutorado pela mesma instituição com o Tema: “Cidades territorializadas entre enclaves e potências” (2001). A consultora atuou ainda como Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Prefeitura de São Paulo.
O evento tem a participação confirmada de 400 pessoas que serão divididos em grupos de trabalhos para discutir os seis eixos temáticos que permeiam a Conferência Municipal: Eixo 1: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Eixo 2: Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos De Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Eixo 3: Gestão do Trabalho; Eixo 4: Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Eixo 5: Gestão dos Benefícios no SUAS; e, Eixo 6: Regionalização.
Integram a Conferência, representantes Governamentais (Poder Executivo Municipal); Representante da Sociedade Civil (Entidades de Assistência Social - Trabalhadores e Dirigentes de ONG’s;  Entidades Representantes dos  trabalhadores do SUAS Representantes dos CRESS/CRP/Sindicatos/Representantes de Classes com carta de indicação do Conselho e/ou Sindicato; e, Usuários e Organizações de Usuários do SUAS; Conselheiros do CMAS (Conselheiro Municipal da Assistência Social); Convidados/Observadores (Representantes das Universidades; do Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal; do Judiciário; do Ministério Público; dos Conselheiros de Políticas Públicas e de Direitos (CMDCA, COMAD); além de Estudantes.

Nenhum comentário: