quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vacinação contra gripe é prorrogada até o próximo dia 10 de maio


O Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o próximo dia 10 de maio a campanha de vacinação contra gripe devido à baixa procura pela imunização em todo o território nacional. Em Rio Preto, a cobertura vacinal até essa quinta-feira, dia 25/4, é de 44%, entre os grupos prioritários – sendo que dos 85.196 com indicação para a vacina, somente 37.637 já foram imunizados. Entre os crônicos, foram vacinadas 5.931 pessoas.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a vacina está disponível nas salas de vacinas das 26 unidades de saúde, que abrem de segunda a sexta-feira, a partir das 7 horas. Nas unidades do Parque Industrial, Santo Antônio, Vila Toninho, Jaguaré, Eldorado, Vetorazzo e Solo Sagrado, a vacinação vai até às 20 horas, nas demais, termina às 17 horas.
Para ser vacinada, a pessoa deve ir até à unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e, se possível, caderneta de imunização para atualização do calendário vacinal.
“Devem tomar a vacina pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e dois anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias atrás), profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas (com apresentação de prescrição médica”, orienta Michela. A dose também é indicada para pessoas em privação de liberdade.
Além de imunizar contra a Influenza A (H1N1), também conhecida por gripe suína, a vacina contra gripe também protege contra os vírus influenza A H3N2 e B. 

Nenhum comentário: