segunda-feira, 22 de abril de 2013

Saúde imunizou 31,8 mil contra gripe em Rio Preto


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto imunizou, em uma semana de campanha contra gripe, um total de 31.803 pessoas no município. A vacinação, que teve início no último dia 15/04, vai até a próxima sexta-feira, dia 26/04. O balanço foi divulgado pela pasta nessa segunda-feira (22/04).
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, devem tomar a vacina pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e dois anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias atrás), profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas (com apresentação de prescrição médica. A dose também é indicada para pessoas em privação de liberdade.
“A vacina é importante para a imunização dos grupos que têm sistema imunológico mais suscetível a doenças. A gripe pode evoluir para complicações”, afirma a enfermeira.
Além de imunizar contra a Influenza A (H1N1), também conhecida por gripe suína, a vacina contra gripe também protege contra os vírus influenza A H3N2 e B. 
Para ser vacinada, a pessoa deve ir até à unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e, se possível, caderneta de imunização para atualização do calendário vacinal.
Em Rio Preto, as salas de vacinas das 26 unidades de saúde abrem a partir das 7 horas. Nas unidades do Parque Industrial, Santo Antônio, Vila Toninho, Jaguaré, Eldorado, Vetorazzo e Solo Sagrado, a vacinação vai até às 20 horas, nas demais, termina às 17 horas.

Nenhum comentário: