segunda-feira, 25 de março de 2013

Parabéns à você, nesta data querida, muitas ..... e Santo do dia de hoje Santo Irêneo de Sírmium


ALDEMITES APARECIDA DOS SANTOS,
ALICE T. GIANINI,
ANA KARINA CHIAVATELLI,
ANTONIA DAS GRAÇAS MARTINS RODRIGUES,
ANTONIO BORGES ALVARENGA,
APARECIDA SILVEIRA,
CLOVIS TOBIA PIMENTEL,
DANUBIA PRISCILA CAMPOS,
EMIRENE MARIA TREVISAN NAVARRO DA CRUZ,
GENESIO ANTONIO MACUL,
JUAN COLOGNESI JANGROSSI,
LEDA MARIA LIMA,
MARCIO ROCHA DE FREIRIA,
MARIA LUIZA PASQUETTO MENDONÇA,
MAURY ORÁCIO DE SOUZA,
MILTON GILBERTO TAGLIARI,
PAULO ROBERTO BARIA,
RUTH DA SILVA COLOMBO,
SORAIDE IZABEL P. MONTEIRO.

*****

Santo do dia de hoje

 Santo Irêneo de Sírmium

Irêneo foi martirizado no século IV, sob a perseguição sangrenta e implacável do imperador Diocleciano. Era bispo de Sírmium, na Panônia. Atualmente Mitrovica, na Hungria. Não há muitos dados sobre sua vida, até ser condenado por ser cristão e levado à presença do governador da Hungria, Probo. Fora casado, mas ao assumir o sacerdócio se tornou celibatário, como era necessário naqueles tempos. 
Além destas informações, temos sobre ele o relato do processo e do seu julgamento. Probo, o próprio governador que o interrogou, não se conformava com o fato de o bispo não exprimir vontade alguma de salvar sua vida, sacrificando aos deuses pagãos, como dizia o decreto do imperador romano. Assim, fez de tudo para que ele mudasse de idéia. Depois que Irêneo se recusou ao sacrifício ordenado, foi amarrado a um cavalete e torturado. Como nem ao menos reclamasse, Probo mandou buscar todos os membros de sua família. Vieram mãe, esposa e filhos e todos passaram a chorar por ele, ao redor do instrumento de tortura, pedindo que ele abrisse mão de sua condição de cristão. Igualmente, de nada adiantou. Não renegou a fé em Cristo.
Irêneo foi levado então de volta ao cárcere, onde durante dias permaneceu sendo espancado continuamente. Mais uma vez levado à presença do governador, o bispo novamente se negou a obedecer às ordens do imperador. Probo mandou então que ele fosse jogado no rio. Só então o bispo Irêneo reclamou: não admitia que tivessem dó dele por ser cristão, já que não tiveram do Cristo. Exigia ser passado a fio de espada. Irado com a insolência do religioso, Probo mandou então que fosse decapitado. Era o dia 25 de março de 304.
A Igreja celebra a festa litúrgica de Irêneo de Sírmium, no dia de sua morte.

É dia também de 


*****

*****

Mensagem do dia

Deus é Saber, Amor, Poder... Feliz quem estuda,
medita e segue suas leis. (F.R.C.). 

Boa semana cheia de
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: