quinta-feira, 28 de março de 2013

Encenação da Paixão de Cristo em nossa vizinha Bálsamo - SP espera reunir 4 mil fiéis


Mais uma vez está sendo preparada em Bálsamo a "Caminhada com Jesus" com a encenação da Paixão de Cristo, para a madrugada desta Sexta-Feira Santa, dia 29 de Março de 2013. O evento, um dos mais tradicionais  na região, acontece há 28 anos no município. São esperados cerca de 4 mil fiéis.
O início da "Caminhada com Jesus", como hoje é conhecido o evento, remonta à madrugada da Sexta Feira Santa de 1986, na qual se deu início a uma procissão em Bálsamo, com a finalidade de lembrar a Paixão de Cristo. Este ano é a 17ª apresentação, que conta com a participação de mais de 100 pessoas no elenco.
Nesta época tal procissão era realizada por mais ou menos 27 pessoas, que percorriam um trajeto de aproximadamente 4,2 km, desde a capela de Nossa Senhora Aparecida na cidade, até um Cruzeiro, na zona rural, rezando e meditando a Via Sacra ao longo do caminho.
Com o passar do tempo, o número de pessoas que participavam desta procissão foi aumentando. Então, em 1997 foi criada uma encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, representada por fiéis da comunidade. A encenação tinha início em frente à capela de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, os atores e demais fiéis percorriam o trajeto mencionado, somente à luz de velas e meditando a Via Sacra até chegarem ao Cruzeiro, onde era encenada a crucificação e morte de Jesus.
No início, a encenação era realizada de maneira simples, mas todos gostaram da ideia. Com o passar do tempo, ela foi evoluindo, passando a ter mais integrantes, mais detalhes e efeitos, sempre contando com o apoio da comunidade de forma geral. No ano de 2004, o evento teve grande repercussão, tendo sido mostrado em uma reportagem em rede nacional, contando com cerca de 80 fiéis na encenação, mais de 4.000 fiéis na procissão e com a presença do então bispo da diocese de Rio Preto, Dom Orani João Tempesta, atual arcebispo do Rio de Janeiro. Nos anos seguintes a quantidade de pessoas no evento continuou aumentando, o que levou à troca do local de início da encenação.
Foram realizadas apresentações no cruzamento das ruas próximas a Capela de Nossa Senhora Aparecida e no pátio ao lado do antigo Armazém de Bálsamo. Em 2009, devido ao grande público esperado, o evento teve início no palco da praça central de Bálsamo e chegou a contar com mais de 100 fiéis na encenação. O público neste mesmo ano superou 5.000 fiéis. Desta vez foi o bispo Dom Paulo Mendes Peixoto, que também esteve presente prestigiando o evento. Devido ao grande público que têm comparecido todos os anos ao evento, alguns cuidados para a comodidade dos fiéis passaram a ser tomados.
No trajeto da caminhada são colocados sanitários químicos e latões para o recolhimento adequado do lixo, pensando-se também no respeito ao meio ambiente. Distribui-se gratuitamente água. As velas também são fornecidas sem custo ao público. Assim como nos anos anteriores, em 2013 a Caminhada com Jesus será realizada em três etapas. Primeiramente o início da encenação da Paixão de Cristo às 3 horas da manhã no Palco da Praça Central de Bálsamo, em frente à Igreja Matriz.
Em seguida a caminhada penitencial à luz de velas com a meditação da Via Sacra. Por fim, no Cruzeiro, a encenação da crucificação e morte de Jesus.  Será realizada novamente a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem repassados a famílias carentes, assim como nos últimos anos.
Haverá no local do início da encenação um ponto para a coleta dos alimentos trazidos pelos fiéis. A intenção da Caminhada com Jesus, ao longo destes anos, tem sido proporcionar um momento de interiorização no qual se possa fazer uma revisão de nossas vidas segundo o exemplo de Jesus e que se possa sentir o amor demonstrado por ele a toda a humanidade. Um amor incondicional, sem limites, que nem mesmo a morte conseguiu destruir.
 Há 27 anos, a caminhada com Cristo é tradição em Bálsamo. Mas foi só em 1997 que o teatro começou a ser produzido. Embora tudo seja feito por amadores, o cenário, a iluminação e as cenas bem ensaiadas, contribuem para que a peça seja referência em toda a região. Os ensaios acontecem desde janeiro. Esse ano, 105 pessoas, incluindo 90 atores, fizeram parte da equipe.
Mais informações pelo telefone (17) 3264-1144

Nenhum comentário: