sábado, 5 de janeiro de 2013

Parabéns à você, nesta data querida,..... e Santo do dia de hoje São João Nepomuceno Neuman


ALBERTO  DE LEMOS,
ALBERTO TAKUO IWASA,
APARECIDA G. ALMEIDA,
CARINA COSTA,
EDSON LUIZ MOLINA,
FABIANA RIBEIRO,
IZAIAS PEREIRA,
JAIR VIANA,
JORACI RODRIGUES,
JOSE CARLOS TORTOSSA,
JOSE LUIS DELBEM,
JOSE UMBERTO DIAS VENEZUELA,
LUIZ CARLOS ROSA,
MARIA SALOME ARANDA ORTEGA,
MARINELLA RUEGGER DE FREITAS,
MARIO MAKIO,
MAURICIO LERRO RODRIGUES,
NILVA FANTINI,
OSMAR BARSALOBRE,
PATRICIA APARECIDA MATIAS,
RACHEL MORALES,
RENATO COCENZA FAVA,
SUZAN ABDEL FATTAH MARTINI e
VANDA LIBERATO DO AMARAL GARCIA.

*****

Santo do dia de hoje

São João 
Nepomuceno Neuman

João Nepomuceno nasceu na Boêmia, atual Eslováquia, no dia 28 de março de 1811, filho de Felipe Neumann e Agnes Lebis. Freqüentou a escola em sua cidade natal e entrou para o seminário em 1831. Era autodidata, por isto, sua educação acadêmica foi aprimorada com o domínio e fluência de vários idiomas. 
João completou a preparação para o sacerdócio em 1835. Desejava ser padre logo, porém o bispo suspendeu as ordenações, pelo excesso de padres nas dioceses da Boêmia. Mas João não desistiu. Aprendeu inglês trabalhando, e escreveu aos bispos dos Estados Unidos. A resposta veio do bispo de Nova Iorque. João abandonou a família e cruzou o oceano para ser sacerdote, atendendo ao chamado de Deus, numa terra nova e distante. 
A diocese nova-iorquina possuía apenas três dúzia de padres para mais de duzentos mil católicos. Padre João recebeu uma paróquia onde a igreja não tinha torre e o chão era de terra. Mas isso não o preocupava muito, pois ele passava o seu tempo visitando doentes, ensinando e evangelizando. 
Padre João tinha a intenção de participar de uma congregação, por isto procurou padres redentoristas, que se dedicavam aos pobres e abandonados. Foi aceito e ingressou na Congregação e se tornou o primeiro padre ordenado no novo continente a professar as Regras dos redentoristas na América, em 1842. Sua fluência de idiomas o qualificou para o trabalho na sociedade americana composta de muitas línguas, no século dezenove. 
Em 1847 foi eleito pela Congregação o superior geral dos redentoristas nos Estados Unidos. João ocupou o cargo durante dois anos, quando a fundação americana passava por um período difícil de adaptação. Deixou a função com os padres redentoristas bem preparados para serem uma congregação autônoma, o que ocorreu em 1850. 
O Padre Neumann foi nomeado Bispo de Filadélfia em 1852. Sua diocese era muito grande e se desenvolvia com muita rapidez. Por isto, decidiu introduzir no país a educação católica. Organizou um sistema diocesano de escolas católicas, fundou a congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco para ensinarem nas escolas, que na sua diocese em pouco tempo duplicaram. Padre João construiu mais de oitenta igrejas durante o seu bispado, dentre elas iniciou a catedral de São Pedro e São Paulo. 
Padre João Neumann era um homem de estatura pequena e de saúde frágil, mas sempre se manteve muito ativo. Além das obrigações pastorais, achou tempo para a atividade literária. Ele escreveu inúmeros artigos em revistas e jornais católicos; publicou dois catecismos e uma história da Bíblia para as escolas. 
Ele morreu de repente enquanto caminhava pela rua de sua cidade episcopal. Era 5 de janeiro de 1860. O papa Paulo VI o beatificou em 1963 e foi canonizado pelo mesmo papa no dia 17 de junho de 1977, em Roma. Na cerimônia, assistida por uma multidão de fiéis americanos que fizeram a mesma rota marítima do Santo João Nepomuceno Neumann, só que em sentido inverso, o Papa decretou o dia 5 de janeiro para seu culto litúrgico.

É dia também de 


*****

*****

*****

Mensagem de hoje 

O que quero saber antes de tudo não é se fracassaste, 
mas se soubeste aproveitar teu fracasso. (Abraham Lincoln).

Feliz 2013 cheio de muita 
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: