sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Informativo da Oficina Cultural Fred Navarro - São José do Rio Preto - SP



                 PROGRAMAÇÃO JANEIRO / FEVEREIRO

CIRCO

OFICINA DE PALHAÇO, MALABARES E MÁGICA
Coordenação: Cleber Pelarin
18 a 21/2 – segunda a quinta-feira – 14h às 17h
Público: crianças e adolescentes, de 8 a 13 anos
Inscrições: 28/1 a 15/2
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

Por meio de jogos e exercícios, esta oficina apresenta às crianças e adolescentes uma introdução a alguns elementos do circo, proporcionando a exploração de diferentes capacidades como imaginação, ação e reflexão.

Músico, ator, bailarino, escritor e produtor artístico, Cleber Pelarin desenvolve há oito anos o trabalho de palhaço, compondo suas próprias gags e espetáculos. Atualmente integra a equipe da Alex Darc Produções, na qual dá continuidade à sua produção artística.

DANÇA

OFICINA DE DANÇAS DE RUA: POPPING E LOCKING
Coordenação: Mr. Bad
4 a 8/2 – segunda a sexta-feira – 14h às 17h
Público: crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos
Inscrições: 14/1 a 1/2
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas

A atividade tem o objetivo de apresentar dois estilos de dança de rua: o “popping” e o “locking” – pouco praticados na cena do Hip Hop da região de Rio Preto, mas muito comuns nas metrópoles e presentes em videoclipes de artistas como Justin Bieber, Cris Brown e Rihanna, entre outros.

Mr. Bad é b-boy, arte-educador e instrutor de street dance. Formado em Publicidade e Propaganda, atua no movimento Hip Hop há vinte e dois anos. Foi campeão brasileiro de Street Dance no ano de 1999, em São Paulo , e convidado a participar do mundial na Alemanha em 2000.


FOTOGRAFIA

OFICINA: FOTOGRAFIA EM CENA
Coordenação: Jorge Etecheber
21/1 a 1/2 – segunda a sexta-feira – 19h às 21h
Público: fotógrafos profissionais ou amadores com conhecimentos técnicos e que possuam equipamento próprio, a partir de 18 anos
Inscrições: 7 a 18/1
Seleção: entrevista no dia 19/1, sábado, das 14h às 16h. Na entrevista, o candidato deverá trazer câmera fotográfica profissional ou semiprofissional.
10 vagas

A atividade tem como objetivos oferecer aos seus participantes uma visão teórica sobre a fotografia teatral e possibilitar, na prática, o aprimoramento de técnicas específicas dessa linguagem, por meio do registro dos espetáculos participantes do evento Janeiro Brasileiro da Comédia. Atividade em parceria com o 11º Janeiro Brasileiro da Comédia.

Jorge Etecheber é fotógrafo profissional há mais de 20 anos. Além de fotografia publicitária, desenvolve um trabalho na área cultural, captando imagens de diversas manifestações artísticas: teatro, dança, shows e artes plásticas. Nesta linha, tem prestado serviços, há mais de 15 anos, ao Sesc Rio Preto, cobrindo eventos como o Festival Internacional de Teatro.


GESTÃO CULTURAL

WORKSHOP DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Coordenação: Evandro Ferreira
26 e 27/1 – sábado e domingo – 9h às 13h e 14h às 18h
Público: artistas, estudantes e profissionais que atuam em prefeituras, associações, entidades e organizações afins, a partir de 18 anos
Inscrições: 7 a 24/1
Seleção: carta de interesse
25 vagas

A atividade discutirá questões de fundamental importância para a elaboração, formatação, encaminhamento e captação de recursos para projetos, apresentando todas as etapas processuais para sua realização. Além disso, serão apresentados aos participantes os editais, as instituições de fomento e as leis de incentivo à cultura vigentes no país, como ProAC e Lei Rouanet. Atividade em parceria com o 11º Janeiro Brasileiro da Comédia.

Formado em Turismo, Evandro Ferreira é pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Votuporanga e em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua nas áreas de gestão de projetos, turismo regional e patrimônio cultural.


TEATRO

WORKSHOP: TEMPO DO RISO
Coordenação: Toninho Costa e Juliano José
23/1 – quarta-feira – 14h às 16h
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7 a 21/1
Seleção: carta de interesse
20 vagas

O workshop aborda noções sobre a formação de grupos teatrais voltados para a comédia, a questão do palhaço no teatro popular, interpretação para comédia e técnicas de improviso. Atividade em parceria com o 11º Janeiro Brasileiro da Comédia.

Toninho Costa e Juliano José são atores e cofundadores do Grupo de Teatro DaLapaGarapa, na ativa desde 1988 em Sertãozinho. Toninho Costa é também arte-educador, diretor cênico e dramaturgo.


WORKSHOP: VIVÊNCIA EM COMMEDIA DELL ’ARTE
Coordenação: Renata Batista
23/1 – quarta-feira – 16h às 18h
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7 a 21/1
Seleção: carta de interesse
20 vagas

Introdução à Commedia Dell’Arte, evidenciando as influências desta arte renascentista nas comédias contemporâneas. Serão propostos alguns jogos que fazem parte do processo de construção de cenas e das personagens da Commedia Dell’Arte. Atividade em parceria com o 11º Janeiro Brasileiro da Comédia.

Renata Batista é atriz formada pela Escola de Artes Maestro Fêgo Camargo e pós-graduada em Linguagens Artísticas Integradas pela Unitau, ambas de Taubaté. É fundadora do Núcleo Ágora de Teatro e do grupo Bola na Sexta.


WORKSHOP: SONOPLASTIA CÊNICA
Coordenação: Célio Savi
25/1 – sexta-feira – 15h às 17h
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7 a 23/1
Seleção: carta de interesse
20 vagas

Neste workshop serão abordados os princípios da sonoplastia, o seu uso no teatro e no cinema, as fontes de recursos sonoros para a criação de trilhas e as ferramentas básicas para a construção de sonoplastia mecânica no mais simples dos computadores. Atividade em parceria com o 11º Janeiro Brasileiro da Comédia.

Célio Savi é músico, compositor de trilhas sonoras, sound designer e assistente de direção. Atua como sonoplasta desde 1997, tendo participado de mais de cinquenta espetáculos e conquistado o Prêmio Gralha Azul - Melhores do Ano do Paraná (2003). É cofundador do Grupo Antropofocus, de Curitiba.


WORKSHOP: HUMOR PRA DAR E VENDER
Coordenação: Carmen Frenzel
26/1 – sábado – 10h às 12h
Público: interessados partir de 16 anos
Inscrições: 7 a 24/1
Seleção: carta de interesse
20 vagas

O workshop apresenta algumas ferramentas básicas para o exercício da comédia. Os participantes serão levados a descobrir o quanto e de que forma pessoas e situações cotidianas podem servir-lhes de inspiração para suas criações cômicas. Além disso, será discutida a questão da existência ou não do gênero “humor feminino”. Atividade em parceria com o 11º Janeiro Brasileiro da Comédia.

Carmen Frenzel é diretora e atriz, formada pelo Centro Cultural Calouste Gulbenkian e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atuou em espetáculos como “No Verão de 1996” e “Luzes da Boemia”, dirigidos por Aderbal Freire-Filho. É integrante do grupo de humor O Grelo Falante e professora de interpretação na Escola de Teatro Martins Pena, no Rio de Janeiro.


WORKSHOP: PALHAÇO
Coordenação: Esio Magalhães
27/1 – domingo – 15h às 17h
Público: adolescentes a partir de 16 anos e adultos
Inscrições: 7 a 25/1
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

Por meio de exercícios práticos, este workshop fará uma introdução aos elementos do universo do palhaço e de sua relação com o público. Os participantes deverão vir para a atividade com roupas leves e soltas. Atividade em parceria com o 11º Janeiro Brasileiro da Comédia.

Sócio-fundador do Barracão Teatro, Esio Magalhães pesquisa a linguagem da máscara e o trabalho do ator como meio da expressão teatral em parceria com Tiche Vianna. Foi indicado duas vezes ao Prêmio Shell de Melhor Ator, integrou o grupo Doutores da Alegria e atuou com o palhaço Leris Colombaioni no espetáculo “Un Giro nel Cielo” e no Circo Ercolino, na Itália.


WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
Coordenação: Alessandra Domingues
27 a 30/1 – domingo a quarta-feira – 14h às 17h
Público: artistas, técnicos e produtores culturais que tenham conhecimentos básicos na área, a partir de 16 anos
Inscrições: 7 a 25/1
Seleção: carta de interesse
20 vagas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro: Av Feliciano Sales Cunha, 1020 - São José do Rio Preto (SP)

Com enfoque no processo de criação e confecção de projetos de luz, a atividade busca fundamentar os conceitos da iluminação cênica, a coerência com o espetáculo e a trajetória do projeto, tendo em vista possíveis adaptações decorrentes de condições de execução diversas. Atividade em parceria com o 11º Janeiro Brasileiro da Comédia.

Alessandra Domingues, iluminadora cênica premiada com o Shell e o APCA, é formada em Artes Visuais. Faz parte do coletivo Casadalapa e é cofundadora da Cia. Livre de Teatro, onde desenvolve uma pesquisa sobre a cor/luz, a luz no tempo/espaço e a luz/objeto. Também é artista residente no programa Experiências do Itaú Cultural, com pesquisa sobre o rompimento dos limites plásticos e sensíveis da luz.


WORKSHOP: MEU PRIMEIRO TEXTO DE STAND-UP COMEDY
Coordenação: João Valio
Participação: Osvaldo Barros e Fernando Strombeck
29/1 – terça-feira – 14h às 16h
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7 a 27/1
Seleção: carta de interesse
20 vagas

A proposta deste workshop é apresentar os princípios constituintes da comédia Stand-Up e introduzir os recursos necessários para que os participantes desenvolvam criações neste estilo de espetáculo humorístico. Atividade em parceria com o 11º Janeiro Brasileiro da Comédia.

João Valio está entre os principais comediantes stand-up do país. Faz parte do casting do Comedians Club e participou de vários festivais de humor no Brasil e na América Latina. Foi destaque em quadros de humor do Programa do Jô e de A Praça é Nossa e atualmente é redator do Mundo Canibal TV, do canal Multishow.


WORKSHOP: TEATRO DE GRUPO
Coordenação: G7
29/1 – terça-feira – 16h às 18h
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7 a 27/1
Seleção: carta de interesse
20 vagas

O workshop irá apresentar como se dá o processo de criação do grupo G7, segundo a visão de cada um de seus integrantes. Além de conhecerem a história e as elaborações estéticas do G7, os participantes (que deverão vestir roupas leves para a parte prática) discutirão a ideia do diretor polonês Jerzy Grotowski, de que o teatro evolui em grupos. Atividade em parceria com o 11º Janeiro Brasileiro da Comédia.

O G7 é composto pelos artistas Frederico Braga, Felipe Gracindo, Benetti Mendes e Rodolfo Cordón. Além de atores, os integrantes do grupo são diretores, autores dos espetáculos, músicos, figurinistas, cenógrafos, coreógrafos e produtores. Em agosto de 2012 o grupo completou 11 anos de existência e dezessete espetáculos montados, dentre eles “Manual de Sobrevivência ao Casamento” e “A Advogada que viu Deus, o Diabo e depois voltou para a Terra”.


WORKSHOP: POÉTICAS DO CORPO – A MÚSICA E A DANÇA POPULAR NA FORMAÇÃO DO ATOR NO BRASIL
Coordenação: Luiz Carlos Laranjeiras
23 e 24/2 – sábado e domingo – 9h às 13h e 14h às 18h
Público: atores, diretores, dançarinos, arte-educadores e professores do ensino infantil e fundamental (os participantes que tocam instrumentos musicais devem levá-los aos encontros)
Inscrições: 4 a 21/2
Seleção: carta de interesse
20 vagas

Esta atividade propõe interações entre o teatro e a cultura popular, por meio de um sistema multidisciplinar de preparação corporal e musical de atores para palco, rua e/ou espaços alternativos. Serão desenvolvidos exercícios de interpretação teatral, jogos de aprendizagem e práticas experimentais fundamentadas nos materiais estéticos das danças, ritmos, cantigas e brincadeiras de roda do imaginário popular, nas especificidades socioculturais e nas poéticas do corpo do ator brasileiro.

Doutorando em Artes Cênicas na ECA-USP, Luiz Carlos Laranjeiras é dramaturgo, diretor, ator e diretor musical. Participou do Teatro Ventoforte de 1982 a 1995 e, nos últimos anos, dirigiu “As Patacoadas de Cornélio Pires”, com o grupo Andaime Teatro, “A Casa de Dentro da Gente” com a Cia. Caixa de Histórias e “A Mulher do Dia”, com a Farândola Troupe, entre outros espetáculos.



ATENÇÃO:
Atividades cuja seleção é por meio de carta de interesse ou currículo, por favor, encaminhem para: frednavarro@oficinasculturais.org.br, juntamente com a ficha de inscrição. 

Atividades com seleção Primeiros Inscritos, as inscrições são feitas apenas pessoalmente. 

 * atividades gratuitas*

OFICINA CULTURAL FRED NAVARRO
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 | Imperial
Telefones: 17 3212 9235 | 3234 2405
frednavarro@oficinasculturais.org.br
Programação completa: www.oficinasculturais.org.br
Funcionamento: segunda a sábado - 9h às 18h.

Nenhum comentário: