terça-feira, 12 de junho de 2012

Fórum Rio Preto 2030 reúne setores no "Anatol Konarski" para pensar o futuro da cidade


Mais de 20 entidades se reúnem, quinta e sexta-feira (14 e 15 de junho), a partir das 8 horas, no Centro de Convenções “Anatol Konarski” – Acirp, para discutir os rumos da cidade para os próximos anos, durante o Fórum Rio Preto 2030. O Fórum é o primeiro passo para uma discussão permanente que pretende envolver toda a sociedade a fim de planejar o futuro de Rio Preto e fomentar questões e apontamentos a respeito do desenvolvimento sustentável em quatro eixos: sustentabilidade e meio ambiente, desenvolvimento econômico, infraestrutura e mobilidade e desenvolvimento humano.
Durante o Fórum Rio Preto 2030, convidados e autoridades de outras cidades e realidades dividem espaço com lideranças regionais e locais a fim de enriquecer a discussão e apontar caminhos possíveis para uma Rio Preto ainda melhor.
Ao longo dos dois dias, administração pública, órgãos de classes, escolas de ensino superior, entidades comerciais e empresariais e toda a população são convidados para pensar a cidade, analisar os avanços já conquistados e traçar projetos para os próximos passos.
A discussão, no entanto, não deve morrer em dois dias. O Fórum quer ser apenas uma fagulha que ateia fogo a iniciativas ainda maiores e impactantes positivamente na vida de cada cidadão rio-pretense e amigos da cidade que a escolheram como lugar para viver, trabalhar ou apenas visitá-la.
Realizam o Fórum Rio Preto 2030 a Acirp, Senac, Sesi, Senac, Sesc, Ciesp, Fiesp, Sebrae, Senai, Unorp, Fatec, Unesp, Unip, Unilago, Apeti, Bom Dia, Diário da Região, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto, Uniceres, Faculdades Integradas Dom Pedro, Famerp e Prefeitura de São José do Rio Preto.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.riopreto2030.com.br
Confira a programação:
Dia 14/06
8h – Abertura
Manhã – Eixo Sustentabilidade e Meio Ambiente
- Das 9h às 10h30 – Desafios de uma cidade sustentável
Cidade como promotora de uma vida saudável e de qualidade/ Impactos do novo código florestal nas cidades
Mesa:
Letícia Ferraro Arthuzo (FGV)
Milton Assis (Secretário de Planejamento)
Celso Tucci (Rio Preto+200)
Luís Henrique Zanini Branco (Unesp)
- Das 11h  às 12h30 - Resíduos urbanos/ Energia
Discutir novas tecnologias limpas de geração de energia a partir de resíduos urbanos
Mesa:
Luciano Passone (Semae)
Sérgio Guerreiro Ribeiro (Conselho de Pesquisa em Tecnologia de Geração de Energia a partir de Resíduos)
Joseli Maria Piranha (Unesp)
Tarde – Eixo Desenvolvimento Econômico
- Das 14h às 15h30 – Desafio dos avanços tecnológicos
Estreitar laços da pesquisa com as demandas do setor produtivo, da sociedade e das instituições/ Integrar ensino técnico e tecnológico às demandas de força de trabalho adequada ao avanço tecnológico
Mesa:
Orlando Bolçone
Waldir Fernandes Junior (Fatec)
Adriana Neves (Acirp)
Arthur Eugênio Achôa (Sebrae)
Mauro Mano Sanches (Ciesp)
- Das 16h às 17h30 – Desafio digital
Acesso e capacitação digital nas escolas, empresas e sociedade/ Massificação do acesso ao mundo digital
Mesa:
Representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo
Rafael Henrique Derrico e Gilberto Peres Mariano (Apeti)
Lúcia Hirata (Empro)
Carlos Roberto Valêncio (Unesp)
Dia 15/06
Manhã – Eixo Infraestrutura e Mobilidade
- Das 9h às 10h30 – Desafios do transporte urbano de massa
Perspectivas e possibilidades para solucionar dificuldades na mobilidade
Mesa:
Associação Nacional de Transportes Públicos
Everson de Leme Grizoleto
Brenda Medeiros (EMBARQ)
- Das 11h às 12h30 – Habitação
Problema da habitação sob a ótica da mobilidae e acesso a trabalho, cultura, esporte e lazer
Mesa:
Ricardo Leite (Secretário Municipal da Habitação de São Paulo)
Clayton Carneiro (Caixa Econômica Federal)
Rene Alexandre Galeti (CREA Rio Preto)
Tarde – Desenvolvimento Humano
- Das 14h às 15h30 – Educação Básica
O desafio de ensinar a ensinar/ Metodologias avançadas de ensino/ Capacitação dos educadores
Mesa:
Adriana Telles (Associação Comunitária Monte Azul)
Minon Pinha (Casa Redonda)
Heide Struziatto Miranda (Secretaria Municipal de Educação)
Maria Eliza Brefere Arnoni (Unesp)
- Das 16h às 17h30 – Desafios difusos da Saúde Pública
Demandas específicas em escala cresecnte como dependência química, doenças mentais, obesidade, envelhecimento populacional/ Como integrar setores público, privado e família na gestão da saúde
Mesa:
Carlos Alberto Machado (cardiologista)
Maria Lúcia Machado (Famerp)
Contatos
Acirp – Adriana – 3214-9434
Prefeitura de Rio Preto – Milton Assis – 3203-1292
Unesp – Rogiero – 3221-2200
Senai – César Bruel – 3227-5599
Sesi – Maria de Fátima – 3224-6611
Sesc – Sebastião – 3216-9300
Senac – Murilo – 3022-1615
Fatec – professor Waldir – 3219-1433 – ramal 23
Famerp – Dr Dulcimar – 3201-5707
Apeti – Fernando – 3234-5852 – ramal 27
Ciesp – Mauro Mano – 3201-7500
Sebrae – Arthur – 3222-2777
Unip - 2137-5000
Unorp - 3354-2515
Uniceres - 3201-8200
Unilago - 3354-6000
Dom Pedro – 2139-1600
Bom Dia – 3214-3625
Diário da Região – 2139-2000
Currículo participantes:
Letícia Arthuzo
Écologa pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro, trabalhou no Departamento de Ecofisiologia de Plantas  e no Jardim Botânico da Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen- Numberg (Alemanha). Foi coordenadora de meio ambiente na Geokinetics, uma multinacional na área de pesquisa sísmica e analista ambiental na Ambplan, empresa de consultoria de legislação ambiental. Hoje atua no Programa de Desenvolvimento Local do GVCes, no Projeto Indicadores de Juruti.
Sérgio Vieira Guerreiro Ribeiro
É engenheiro formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com mestrado em Nuclear Engineering - Massachusetts Institute of Technology e doutorado em Engenharia Mecanica - University of California Los Angeles. É pesquisador da Comissão Nacional de Energia Nuclear desde 1978 cedido à COPPE/UFRJ à partir de 2004. Desde 2010 é presidente do WTERT-Brasil (Conselho de Pesquisa em Tecnologia de Geração de Energia a Partir de Resíduos) a convite da Universidade de Columbia em New York.
Ricardo Pereira Leite
Luiz Ricardo Pereira Leite tem 45 anos e é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Ele foi responsável pela área de Projetos Imobiliários do Banco Votorantim S.A.
Foi diretor comercial e social da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo e de empresas de incorporação como Tecnisa, Helbor e ABC-Investimob (atual EVEN). Trabalhou na área de controladoria do Banco Itaú e da Duratex S.A. e como engenheiro de obra na Construtora América. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia de empresas incorporadoras, desenvolvimento imobiliário e incorporação, mercado imobiliário e políticas públicas de habitação.
Adriana Teles
Professora formada pelo Seminário Waldorf na Steiner, tem 37 anos e atualmente é Educadora no Jardim de Infância Monte Azul. A Associação Comunitária Monte Azul foi fundada pela pedagoga antroposófica alemã Ute Craemer. Depois de um período de trabalho voluntário, na humanização de favelas no Paraná , Ute estabeleceu-se em São Paulo , como professora da Escola Waldorf Rudolf Steiner. -http://www.monteazul.org.br/home.php
Minom Pinho
Pós graduada em arte e Tecnologia e Graduada em Análise de Sistema na UNIFACS. Ela responde pelo atendimento, planejamento e gestão de projetos na empresa. Coordenou e gerenciou em Salvador soluções de TI para grandes empresas. Em 1996, migrou para a área de Publicidade e Design acumulado extensa experiência no desenvolvimento de marcas, produtos, campanhas e planos diferenciados de comunicação para grandes clientes. Especializou-se na criação, desenvolvimento, execução e gestão de projetos socioculturais e educativos, política de investimento cultural privado e políticas de comunicação para fundações, organizações e empresas com foco nas áreas de cultura e educação. É colaboradora e consultora de diversos editais socioculturais, públicos e privados. Minom ministra ainda cursos e palestras de formação de empreendedores socioculturais para Escola de São Paulo, cultura e
mercado, Instituto Pensarte e cursos livres de políticas e gestão cultural. - http://www.casaredonda.com.br
Carlos Alberto Machado
Médico cardiologista e Docente da Disciplina da Cardiologia da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina SP. É  Diretor de promoção a saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia , Assessor do Ministério da Saúde no atendimento das doenças crônicas e da Secretaria de Estado da Saúde no desenvolvimento das Linhas de Cuidado nas doenças crônicas. É também ex aluno FAMERP de São José  Rio Preto.

Nenhum comentário: