sábado, 6 de agosto de 2011

Correios homenageiam a cidade de Sabará (MG) com selo e cartão-postal


Em continuação à série dedicada às Cidades Históricas, os Correios registram nesta emissão, a cidade de Sabará, que, em seus 300 anos, tem contribuído decisivamente para a formação cultural e para a grandeza do estado de Minas Gerais.
O lançamento das peças filatélicas acorreu no último dia 17 de julho na cidade de Sabará (MG).
Foram impressos 240 mil selos. Cada exemplar custa R$ 1,10. Já o cartão-postal, tem uma tiragem de 3 mil unidades ao preço de R$ 1,05 cada.


De autoria do artista Luciomar S. de Jesus, no canto inferior esquerdo, o selo retrata o Museu do Ouro e algumas peças de seu acervo: barras de ouro e o almofariz. Acima, em azul, o Teatro Municipal. Ao lado, a palma barroca, usada para ornamentar altares e andores em procissões. Na parte central da composição está a igreja de Nossa Senhora do Ó, com sua fachada apresentando elementos de influência oriental. Em primeiro plano, uma escultura criada pelas mãos de Aleijadinho para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Ordem Terceira de Sabará. Ao lado, no canto direito, ergue-se o Solar do Padre Correa construído em 1770, transformado em sede da Prefeitura Municipal. Foram utilizadas as técnicas de pintura e computação gráfica.
As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


HISTÓRICO
Em 1702, às margens do Rio das Velhas, o bandeirante paulista, Borba Gato, encontrou o precioso metal amarelo em abundância. O ouro atraiu aventureiros de toda parte e a ocupação gerou conflitos de toda ordem.
Em seguida surgiu o Arraial da Barra do Sabará, que fazia limites desde a confluência dos rios Sabará e das Velhas até as proximidades do Arraial de Tapanhuacanga, onde foi erigida a Igreja de Nossa Senhora da Expectação do Parto, popularmente conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Ó.
A construção de um caminho novo, na encosta da montanha, ligou o fervilhante Arraial da Barra do Sabará - movimentado centro de comércio de gado, escravos, cavalos e mantimentos - com o extremo do povoado. Os anseios pela organização político-social aumentavam. O trabalho de organização durou cerca de dois anos.
Os principais moradores da região se reuniram com as autoridades do Estado para expor suas exigências. Logo chegou o grande dia: 17 de julho de 1711, data em que, festivamente, foi lavrado o ato de criação da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará.
A 06 de março de 1838, pela Lei Provincial nº 93, a Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará foi elevada à categoria de cidade com o nome de Sabará.
Cidade de tradições seculares, Sabará preserva os seus costumes por meio de suas manifestações culturais, religiosas e de seu acervo artístico e arquitetônico. Com um rico e diversificado calendário de eventos, atrai turistas durante todo o ano evidenciando, a cada produção, o seu papel na jornada do povo mineiro.
O casario que compõe um cenário ao mesmo tempo romântico e suntuoso; o Teatro que recebeu a visita dos imperadores do Brasil; a exuberância das igrejas, a do Carmo com obras do Mestre Aleijadinho, a do Ó com marco da presença do negro trazido de além-mar, a matriz, com fachada
simples e interior suntuoso; os chafarizes artísticos construídos para abastecer a antiga “villa”; tudo nos remete a um passado de glórias e de
riquezas.

Nenhum comentário: