terça-feira, 7 de junho de 2011

Procon de São José do Rio Preto apresenta lista das empresas que mais lesam consumidor


O diretor do Procon de São José do Rio Preto, Sérgio Parada, entregou na quarta-feira passada (1º/6) ao promotor de Defesa do Consumidor, Carlos Romani, um documento com o ranking das empresas que mais lesam o consumidor no município em 2010. As campeãs de reclamações são as empresas de telefonia celular e fixa, sendo a Claro e a Telefônica consideradas as principais vilãs no trato com os consumidores. Parada informou que a entrega da lista ao Ministério Público atende determinação do artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece a divulgação deste cadastro atualizado de reclamações fundamentadas e prevê o prazo anual para a publicação. “A divulgação do cadastro se dá após arquivamento da reclamação e análise de eventual recurso”, explica o diretor do Procon. Na área técnica de serviços privados o sistema de telefonia fixa e móvel lidera as reclamações, em especial as operadoras Claro, Telefônica, Embratel, Tim, Oi e Vivo, somando aproximadamente 22% do total das reclamações de 2010. Destas, cerca de 60% são de telefonia celular. A empresa Claro S. A. lidera o ranking das reclamações, geral e fundamentada, com 252 e 88 demandas, respectivamente. As principais queixas dos consumidores, na telefonia fixa e móvel, são relativas à cobrança indevida ou abusiva e serviço mal executado ou não fornecido. Desde 2005 as queixas registradas no Procon pelos consumidores, em relação ao sistema de telefonia, têm aumentado muito, em sua maior parte quanto à cobrança indevida, vícios de ordem técnica, cancelamento de serviço e de contrato. Já em 2010 verifica-se uma queda de aproximadamente 26% na média dos últimos cinco anos. O sistema de telefonia fixa e móvel, nos últimos cinco anos, vinha mantendo um percentual médio de 31,5% do total de reclamações. Em 2010 este valor caiu para 22,5%, refletindo a ação do Procon junto às operadoras, em especial a Tim, Vivo e Telefônica, para agilizar a solução dos problemas enfrentados pelos consumidores numa via direta com as empresas reclamadas. Na área de assuntos financeiros (bancos, financeiras, cartão de crédito e cartão de loja) aparece em primeiro lugar o Banco Itaucard, seguido do Banco Carrefour, Bradesco, Casas Bahia e BV Financeira e as principais reclamações se devem a cobrança indevida ou abusiva e falhas bancárias em transações eletrônicas.  “Esta lista é importante para o consumidor se orientar na hora de escolher uma ou outra empresa para fechar um contrato ou realizar uma compra”, orienta Parada. O ranking das 50 empresas está disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, no menu da página do Procon.

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