quinta-feira, 9 de junho de 2011

No último dia, Semana Preventiva na Unidade Básica de Saúde da Família tem palestras e exames


Sexta-feira (10/6) é o último dia da Semana Preventiva na UBSF – Unidade Básica de Saúde da Família que atende os bairros Caic e Cristo Rei. Das 7 às 11 horas e das 14 às 17 horas, os usuários poderão fazer exames de papanicolau, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite. Além dos exames, no período da manhã, serão realizadas palestras de temas variados e atividades educativas de saúde bucal na Creche Maria Luiza. E à tarde, as palestras serão na sala de espera da UBSF sobre alimentação saudável, higiene bucal e prevenção à dengue. A iniciativa faz parte do ciclo de eventos alusivos à promoção da saúde que são desenvolvidos em UBSs do município, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, com o objetivo de ressaltar a importância dos exames preventivos. Na terça-feira (7/6), das 17 às 21 horas, foram feitos exames preventivos e atendimento exclusivo ao público masculino. A gerente da UBS, Vanessa da Costa Nascimento informou que participaram das atividades cerca de cem pessoas. Mais de 70 homens fizeram exame preventivo de próstata. 

Semana Preventiva no Caic e Cristo Rei
SEXTA-FEIRA (10/6) 
MANHÃ (7h às 11h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados e atividades educativas de saúde bucal, na Creche Maria Luiza.
TARDE (14h às 17h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados na UBS do bairro.

Saúde Itinerante chega nesta sexta-feira
 à Estância Pica-pau Amarelo 

O ônibus da Saúde Itinerante chega, nesta sexta-feira à Estância Pica-pau Amarelo, região de abrangência da UBS Jaguaré. Das 8 às 17 horas, uma equipe, com cerca de 30 profissionais da área da saúde, atende à população local com consultas médicas e odontológicas, na Alameda Flamboyant, sem número, capela Santa Isabel. O projeto tem percorrido, desde fevereiro, áreas de loteamentos em fase de regularização. No total, 18 loteamentos já foram visitados pela equipe do projeto, atendendo uma média de 800 pessoas em cada uma das ações. O serviço disponibiliza estrutura de uma Unidade de Saúde, priorizando o atendimento preventivo, por meio de um ônibus com apoio de profissionais de saúde. Durante a permanência da Unidade Itinerante, a população tem acesso a atendimento médico, avaliação odontológica, cadastro de pacientes em programas de saúde, atualização de calendário vacinal, além de exames preventivos como papanicolau e testes sorológicos.
Projeto
A Unidade Móvel da Saúde, acompanhada por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos, percorre regiões da cidade já pré-determinadas. Além dos serviços oferecidos no ônibus, os agentes de saúde realizam buscas ativas a gestantes que faltam a pré-natais e vacinação; de sintomáticos respiratórios e de hansênicos. Também é feito monitoramento das crianças matriculadas na Bolsa Família. Campanhas de combate à dengue e prevenção contra as DSTs também são realizadas durante as visitas aos loteamentos.

Nenhum comentário: