quinta-feira, 16 de junho de 2011

Campanha de Vacinação Infantil contra a Poliomielite e o Sarampo neste sábado


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realiza neste sábado (18/6) Campanha de Vacinação Infantil contra a Poliomielite, para os menores de cinco anos, e Sarampo, para as crianças entre 1 e 7 anos. Serão 51 postos de vacinação para facilitar o acesso da população. Além das Unidades de Saúde, serão montados postos volantes em shoppings, supermercados, escolas, entre outros estabelecimentos. Em São José do Rio Preto, 23.896 crianças menores de 5 anos devem receber as gotinhas contra a Paralisia Infantil e 27.869, de 1 a 7 anos, que devem procurar os postos para receber a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo e também rubéola e caxumba. A meta é vacinar 95% das crianças que fazem parte do público-alvo. Na 1ª fase da campanha contra a pólio do ano passado foram vacinadas 21.897 crianças menores de 5 anos. A cobertura vacinal foi de 87,72%. A manutenção de elevadas e homogêneas coberturas vacinais contra a Poliomielite é a única forma de evitar a reintrodução do vírus selvagem que ainda circula em países da Ásia e África. A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, enviou correspondência para 75 pediatras da rede pública e privada para que apóiem a estratégia de vacinação. A campanha de segmento do sarampo foi antecipada para junho, em virtude da preocupante situação epidemiológica da doença e da aproximação das férias escolares de julho, quando o fluxo de viagens é ampliado. Na Europa diversos países apresentam surtos de sarampo, a situação mais grave ocorre na França que só neste ano registrou mais de 9 mil casos da doença. Nas Américas o Canadá, Estados Unidos, Chile, Guatemala, Argentina e também o Brasil notificaram casos de sarampo em 2011; no estado de São Paulo houve confirmação de dois casos. De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a estratégia de vacinação indiscriminada contra o sarampo já foi utilizada com sucesso nos anos de 2000 e 2004 e contribuíram para manutenção da eliminação da transmissão autóctone do sarampo no país. “O objetivo desta estratégia é atingir crianças com o esquema de vacinação em atraso e também as vacinadas que não obtiveram resposta imunológica adequada, em virtude das falhas vacinais primárias e secundárias, estimadas em 5%. Dessa forma, todas as crianças de 1 a 7 anos deverão receber a vacina tríplice viral, no período da campanha, independentemente do número de doses da vacina recebidas anteriormente”, destacou Michela. A Secretaria Estadual de Saúde coloca como meta a vacinação das crianças até o 1º de julho, por conta das férias escolares. Todavia, o Ministério da Saúde tem divulgado que a campanha de vacinação contra o Sarampo ocorrerá entre os dias 18 de junho e 22 de julho.

Campanha Nacional de Vacinação 
contra a Poliomielite e Sarampo
Data: 18/6
Horário: 8 às 17h e nos postos volantes com horários alternados Informação: Os locais de vacinação também podem ser consultados na Secretaria de Saúde, neste sábado, pelo telefone (17) 3216-9768, das 8 às 17 horas ou no site www.riopreto.sp.gov.br/saude
Documentos necessários: Caderneta de vacinação
Observação: a criança que tomou a primeira dose da vacina de gripe poderá tomar a segunda dose nesta campanha em qualquer UBS. 



Nenhum comentário: