quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Projeto “Viva Feira, Feira Viva” terá também cursos de capacitação para os nossos feirantes


O projeto “Viva Feira, Feira Viva” da Prefeitura de São José do Rio Preto, que tem por objetivo revitalizar as feiras livres da cidade, promoverá também cursos de capacitação para os feirantes. A programação das atividades foi definida nesta quarta-feira (2/2) em mais uma reunião entre as entidades responsáveis pela formatação dos cursos. “As capacitações são importantes para a profissionalização dos feirantes. Definimos a grade para que eles aprimorem noções de gerenciamento de negócios, finanças e marketing. Assim, terão condições de melhorar seus rendimentos e consequentemente de toda a feira que participa”, afirma o secretário da Agricultura e Abastecimento, José Carlos de Lima Bueno. Para estimular a participação dos feirantes, ao final do ano, eles terão de comprovar presença em pelo menos parte dos cursos para poder fazer o recadastramento do alvará de funcionamento. No primeiro semestre do ano, os feirantes poderão participar de cursos e palestras sobre marketing para o setor de feiras livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro; imagem e postura profissional e técnica de vendas. Além dessas capacitações, já está em andamento um treinamento realizado pela Vigilância Sanitária para manipulação de alimentos. Divididos por setores os feirantes recebem orientações sobre tipos de contaminações e seus riscos à saúde pública, higiene pessoal, qualidade e armazenamento de matérias primas, controle de pragas e etc. Atualmente Rio Preto tem 314 feirantes e 25 feiras semanais. De acordo com o Sindicato dos Feirantes, o setor movimenta R$ 2,7 milhões por mês. Na próxima semana a grade de cursos será apresentada aos feirantes. Participaram representantes das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Urbanismo e Saúde, além do Sebrae, Senac, Banco do Brasil e Sindicato dos Feirantes.

Projeto “Viva Feira, Feira Viva”

O projeto visa à revitalização da feira e padronização das barracas. Cada feirante receberá gratuitamente lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras serão menos poluídas e mais funcionais. O consumidor que quiser comprar bananas, laranjas e frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda serão verdes. Armarinhos e brinquedos serão identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, terão lonas na cor vermelha. A Administração também estuda a possibilidade de criar a Barraca da Prefeitura nas feiras, que promoverá pequenos shows musicais, orientação de saúde e divulgação de programas sociais. Todas as mudanças estão sendo definidas em conjunto com os feirantes. As lonas personalizadas serão patrocinadas por sete empresas, que investiram cerca de R$ 30 mil cada e terão suas marcas destacadas nas barracas. A Agrometal, Encalso, MRV, Setpar, Grupo 100 empreedimentos, Robobens e Maza Tarraf são as parceiras do projeto. Os feirantes receberão as lonas até o final do ano. 

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