sábado, 19 de fevereiro de 2011

Correios lançam selo comemorativo dos 150 anos de nascimento do Padre Landell de Moura - O Pai Brasileiro do Rádio


Em comemoração aos 150 anos de nascimento do Padre Landell de Moura, precursor da radiodifusão no Brasil, os Correios emitiram no último dia 21 de janeiro nas cidades de Brasília (DF), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), um selo postal em sua homenagem.
O selo, de autoria da artista Lidia M. Hurovich Neiva, funcionária do DEFIP – Departamento de Filatelia e Produtos da ECT, retrata o Padre Landell de Moura falando ao microfone no “transmissor de ondas”, um dos aparelhos por ele inventado. O desenho foi composto utilizando uma imagem do Padre Landell (busto) e do aparelho, criando uma montagem complementada com pintura digital, numa reconstrução da realidade. Ao fundo, são reproduzidas a patente obtida em 1904, nos Estados Unidos, e a planta do aparelho. No lado esquerdo inferior, uma onda de rádio modulada em amplitude – ou AM, do inglês Amplitude Modulation, transmissão da voz humana a longas distâncias sem utilização de fios. A ambientação em tons de sépia, a moldura em tom dourado e a fonte manuscrita nos remetem à época, final do século XIX. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.
Com uma tiragem de 300 mil exemplares, cada selo tem valor facial de 1º Porte Carta Comercial, atualmente R$ 1,05 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).



HISTÓRICO
Roberto Landell de Moura foi um pioneiro das telecomunicações. Realizou as primeiras transmissões, no mundo, da voz humana à distância e sem fios. Foi precursor da chamada radiotelefonia, que nada mais é do que o rádio tal como é conhecido nos dias atuais.
Natural de Porto Alegre (21 de janeiro de 1861), Landell ordenou-se sacerdote em Roma, em 1886. Além de teologia, estudou física e química na Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, e lá começou a esboçar a teoria na qual embasou as suas diversas invenções.
Padre e cientista, Landell realizou as suas pioneiras experiências no final do século XIX. Na mesma época, enquanto os aparelhos de Landell transmitiam a voz, os de Guglielmo Marconi, célebre inventor italiano, que inventou a telegrafia sem fios ou radiotelegrafia, emitiam sinais em código Morse (conjuntos de pontos e traços). O físico canadense Reginald Fessenden também foi um dos pioneiros na transmissão de voz (1900), mas as suas experiências foram posteriores às do brasileiro.
Autodidata na emergente ciência da rádio-eletricidade, Landell executou tudo sozinho. Com escassos recursos financeiros, projetou aparelhos, fabricou peças e testou insistentemente seus dispositivos até obter êxito na transmissão de sons sem fios.
Apesar das inúmeras dificuldades, patenteou os seus inventos no Brasil (1901) e nos Estados Unidos (1904). Nas cartas patentes, Padre Landell recomendou o uso de ondas curtas para aumentar a distância das transmissões, um fato que seria reconhecido mais tarde por outros cientistas. Também transmitiu mensagens através da luz, o mesmo princípio usado modernamente nas fibras ópticas.
Além do rádio, projetou a televisão em 1904 (a invenção oficial é de 1926), foi precursor do teletipo e um dos pioneiros do controle remoto através de ondas de rádio, sempre com esforço próprio.
Padre Landell faleceu no anonimato, em 30 de junho de 1928, na sua cidade natal. A história de Roberto Landell de Moura, um homem à frente de seu tempo, ainda hoje é desconhecida pela maioria de seus compatriotas.
A vida do Padre Landell está contada em vários livros publicados no Brasil e um na Alemanha. Todo o seu acervo encontra-se arquivado no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). (Fonte: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS).
A Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE, nesta oportunidade, também homenageia pelos 150 anos de seu nascimento o pioneiro na transmissão da voz humana sem o emprego do fio (radioemissão e telefonia por rádio), o Padre Roberto Landell de Moura, o Patrono dos Radioamadores do Brasil.
A sua importância para os Radioamadores e para o Radioamadorismo brasileiro pode ser constatada quando a então Diretoria Seccional do Estado de São Paulo da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, LABRE – SP, elaborou um estudo propondo que o Padre Cientista fosse declarado o Patrono dos Radioamadores Brasileiros. Em reunião realizada em Brasília – DF, no dia 25 (vinte e cinco) de setembro de 1981, foi, Roberto Landell de Moura, eleito, pelo Egrégio Conselho Federal da LABRE, o Patrono dos Radioamadores Brasileiros.
A única entidade representativa dos Radioamadores Brasileiros de âmbito nacional, a LABRE, reconhece que, sem os esforços daquele insigne brasileiro, as telecomunicações não teriam sido desenvolvidas logo no início do Século XX e, já em 1905, realizadas as primeiras transmissões via rádio. Neste momento, em que é comemorado o sesquicentenário de seu nascimento, não poderiam os Radioamadores ficar ausentes, uma vez que a classe de Radioamadores brasileiros tem como máxima o lema: “QUEM NÃO VIVE PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA VIVER”, o que foi, também, no âmago, o seu lema de vida.
Pelo seu grande feito, homenagens já lhe vêm sendo prestadas por órgãos e instituições como a “Fundação Educacional Padre Landell de Moura”, Porto Alegre/RS; o “Centro de Pesquisas e Desenvolvimento - CPqD Roberto Landell de Moura”, criado em 1976 pela Telebrás; e o Exército Brasileiro que, em 2005, denominou o Primeiro Centro de Telemática de Área em Porto Alegre/RS, “Centro de Telemática Landell de Moura”. A LABRE comunga dos mesmos ideais de todos os brasileiros envolvidos no trabalho de exaltar, mostrando ao mundo, os feitos do Patrono dos Radioamadores Brasileiros e, sem dúvida, o selo alusivo ao seu sesquicentenário de nascimento é mais uma grande ferramenta para divulgar tão importante personalidade. (Fonte: Francisco Ricardo Favilla – PT2RY – Diretor Executivo da LABRE).


Nenhum comentário: