sábado, 25 de setembro de 2010

13ª Conferência da Associação de Impressores Governamentais de Selos Postais (20/09/2010)


Correios registrando selos postais com qualidade e beleza

Os Correios lançaram na última segunda-feira (20) na cidade do Rio de Janeiro (RJ), um selo postal (de emissão especial) que registra a 13ª Conferência da Associação de Impressores Governamentais de Selos Postais.
A Associação de Impressores Governamentais de Selos Postais/Government Postage Stamp Printers’ Association – GPSPA foi criada em 1986 com o intuito de estabelecer um fórum para a troca de informações relacionadas ao desenho/projeto de selos postais, métodos de produção, equipamentos, materiais, pesquisa e desenvolvimento técnico-científico e práticas de gerenciamento, sob a égide de uma atmosfera de mútua cooperação entre seus membros. 
Atualmente, são vinte e dois países associados, representantes das Américas, Europa, Ásia e África, que se reúnem a cada dois anos. 
Pela primeira vez na América Latina, sob a coordenação da Casa da Moeda do Brasil – CMB e com a participação, em regime de parceria, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, a 13ª Conferência está sendo realizada no Brasil, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro, de 19 a 24 de setembro de 2010, sendo restrita aos fabricantes de selos postais associados à GPSPA e aos Correios do país anfitrião.
Durante a Conferência, com a exclusiva participação de seus países membros, é realizado um concurso de selos postais, nas categorias: offset, intáglio, selos combinados, inovação, gravura e emissão múltipla. São elegíveis selos produzidos e emitidos nos dois anos anteriores ao de realização da Conferência.
Dentre as atividades constantes na programação da semana da Conferência, são promovidas visitas ao fabricante de selos postais (nesta ocasião, a Casa da Moeda do Brasil), e a pontos turísticos do país sede do encontro, com vistas à divulgação da cultura nacional.
É sempre importante lembrar que, por iniciativa de D. Pedro II, em 1° de agosto de 1843, foi emitido, pelo Brasil, o segundo selo postal regular do mundo, o Olho-de-Boi, numa série em três valores: 30, 60 e 90 réis. Nosso país foi o segundo a fazer a emissão de selos postais de circulação nacional, depois da Inglaterra.
Os Correios registram, por meio da Filatelia, a realização desse evento internacional com a emissão de um selo que assinala, inclusive, no contexto técnico, a significativa evolução dos processos de impressão de selos postais.



Sobre o selo: De autoria do artista E. Mynssen, o selo focaliza elementos do turismo e da cultura carioca que remetem à 13ª Conferência da Associação de Impressores Governamentais de Selos Postais, no Rio de Janeiro, pela primeira vez realizada no Brasil: os inconfundíveis Arcos da Lapa, o Cristo Redentor, Copacabana e seu famoso calçadão, o Carnaval, e o Pão de Açúcar, estilisticamente caracterizado em verde e amarelo. No selo estão sintetizados processos de impressão, como a policromia, que define melhor as cores, e também são usados na confecção de Selos Postais de alta qualidade. No centro, em destaque, a logomarca da 13ª Conferência, onde foi aplicado relevo seco. Foram utilizadas as técnicas de desenho vetorial, calcografia e computação gráfica.

Com uma tiragem de 300 mil exemplares, cada selo custa R$ 2,00. A peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Nenhum comentário: