sábado, 12 de junho de 2010

Correios registram em selo a Copa do Mundo 2010


A Copa do Mundo, a maior competição do futebol mundial, é registrada, mais uma vez, em selo postal pelos Correios, momento que assinala a grande força do futebol, cuja competição, neste ano, realiza-se no continente africano.
O lançamento do selo (de emissão especial) aconteceu no último dia 11 de junho na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Os selos postais emitidos sobre as Copas do Mundo de Futebol enriquecem a Filatelia brasileira e encantam por difundir uma iniciativa que envolve uma paixão esportiva global.
O selo mostra, parcialmente, ao centro, em formato circular, uma imagem da América do Sul e da África, com os mapas do Brasil e da África do Sul (país sede) cobertas por suas respectivas bandeiras nacionais. Na faixa que circunda o selo, as bandeiras nacionais das demais nações que participam da Copa do Mundo 2010 e o desenho estilizado de dois jogadores. Essas imagens estão sobrepostas às bandeiras do Brasil e da África do Sul. O design ficou a cargo do artista Alan Magalhães, que utilizou as técnicas de desenho e computação gráfica.
A tiragem é de 350.000 selos, com valor facial de R$ 2,55. A peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


HISTÓRICO:
A decisão inédita da Federação Internacional de Futebol Associado – FIFA de realizar a Copa do Mundo de 2010 na África foi um marco histórico para o esporte, e um prêmio a essa progressista Nação do extremo sul africano, a África do Sul.
Na África do Sul, a partir de 11 de junho, 32 seleções disputarão o troféu mais cobiçado do mundo. A Seleção Brasileira, a única que participou de todas as edições da Copa do Mundo e a que mais títulos conquistou, estará mais uma vez presente, ostentando a marca também inédita do pentacampeonato conquistado em 1958/1962/1970/1994/2002.
A história dessa conquista começou nos gramados da Suécia, em 1958, com uma seleção considerada, por muitos, a melhor de todos os tempos, em que o então jovem Pelé começou a despontar para se consagrar como o Rei do Futebol. Quatro anos mais tarde, sem Pelé, machucado, mas com o genial Garrincha, a Seleção Brasileira confirmou a sua hegemonia com o bicampeonato na Copa do Mundo do Chile.
Em 1970, em uma campanha memorável, o Brasil encantou o mundo no México com um time que praticava um futebol brilhante, tanto no aspecto coletivo quanto no individual, com sua galeria de craques de então. Em 1994, nos Estados Unidos, um time muito bem organizado taticamente e, também, dotado de talento, devolveu 24 anos depois a alegria ao torcedor brasileiro de poder comemorar um título mundial. A epopéia do pentacampeonato viria em 2002, na Copa da Coréia do Sul/Japão, coroando de maneira invicta e indiscutível a hegemonia brasileira nesse esporte que é o mais popular em todo o mundo. Agora, chega a vez de tentar o hexacampeonato!
Para os brasileiros, é uma grande satisfação perceber essa evolução, que sinaliza a importância que o futebol assume na África, evidenciada, mais uma vez, na bela confraternização entre os povos, na realização da Copa do Mundo 2010.

Nenhum comentário: