sexta-feira, 22 de maio de 2009

José Rodrigues Trindade e Roberto Benedito Farath, partem os dois pianistas no mesmo dia


Zé Rodrix, nome artístico de José Rodrigues Trindade, (Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1947São Paulo, 21 de maio de 2009) foi um compositor, multiinstrumentista, cantor, publicitário e escritor brasileiro. Estudou no Conservatório Brasileiro de Música, desenvolvendo a característica da multi-instrumentalidade: tocava piano, acordeão, flauta, bateria, saxofone e trompete. Tornou-se conhecido em 1967, ao participar do festival na TV Record daquele ano, acompanhando Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo em "Ponteio". Na década de 1970, participou da banda Som Imaginário, que gravou com Milton Nascimento. Nessa época, Zé Rodrix compôs junto com Tavito a canção "Casa do Campo", uma de suas composições mais famosas, que foi um grande sucesso na voz de Elis Regina, logo em seguida fez um conjunto de rock rural com Sá e Guarabyra: Sá, Rodrix e Guarabyra, no qual compôs um famoso jingle para a Pepsi, notabilizado pelo verso: "só tem amor quem tem amor pra dar”. Zé Rodrix saiu do trio antes do final da década de 1970, quando passou a fazer parte do grupo Joelho de Porco. Abandonou a música pela publicidade nas décadas de 1980 e de 1990. Em 2001 reuniu-se novamente a Sá e Guarabyra. No início da década de 2000 revelou que era maçom, chegando a lançar a trilogia de livros denominada "trilogia do templo" sobre a Maçonaria. A trilogia é composta dos títulos: Johaben: Diário de um Construtor do Templo, Zorobabel: reconstruindo o templo e Esquin de Floyrac: O fim do Templo. Aos 21 dias do mês de maio de 2009, faleceu de morte súbita.
DISCOGRAFIA ;1968: Momento Quatro - com Momento Quatro (Philips) ///1970: Som Imaginário - com Som Imaginário (Odeon) ///1971: Passado, Presente & Futuro - com Sá, Rodrix & Guarabyra (Odeon)///1973: Terra - com Sá, Rodrix & Guarabyra (Odeon) ///1973: I Acto (Odeon)///1974: Quem Sabe Sabe Quem Não Sabe Não Precisa Saber (Odeon) ///1976: Soy Latino Americano (EMI-Odeon)///1976: O Esquadrão da Morte - Trilha Sonora do Filme (RCA Victor) ///1977: Quando Será? (EMI-Odeon)///1979: Hora Extra (EMI-Odeon)///1979: Sempre Livre (RCA Victor)///1983: Saqueando a Cidade - com Joelho de Porco (Lira Paulistana/Continental) ///1988: 18 Anos Sem Sucesso - com Joelho de Porco (Eldorado)///2001: Outra Vez na Estrada - Ao Vivo - com Sá, Rodrix & Guarabyra (Som Livre) ///2009: Amanhã - com Sá, Rodrix & Guarabyra (Som Livre) e o compacto:1981 Seu Abelardo/Rock do Planalto (Continental) .







Dia 26 de Janeiro publiquei estas fotos de seu aniversário, e hoje foi noticiado seu falecimento, então no dia de hoje ficamos sem dois dos maiores musicos tecladistas do Brasil.

3 comentários:

TODOS POR UM MUNDO POLITICAMENTE MAIS JUSTO E HUMANO disse...

Não há menor duvida que nesse momento os céus esta muito mais alegre curtinho a genialidade do velho FARATH, desse homem maravilhoso, como também, já deve ter encontrado e se reunido com seus queridos amigos, como, Walter Benfati, Fred Navarro da Cruz, William Bassitt, Ylidio Polachini, Bongo, Maestro Casé, os irmãos Renato e Mario Peres, dentre milhares de pessoas que formavam a nossa maravilhosa, rica e legitima cultura rio-pretense.
Fico muito feliz de me deparar com essa singela homenagem de forma simples e objetiva, completamente opostas das demais que nos deparamos por aí em geral, onde as pessoas estão mais preocupadas em se alto promover do que realmente realizar a respectiva homenagem, infelizmente pessoas desta índole é que mais tem em RIO PRETO, mas podemos enganar todo mundo, menos Deus e ele sabe muito bem quem é quem nessa vida!!!

Meus parabéns!!!

ANDRE LUIS GABRIEL BASSITT

Anônimo disse...

Nasceram nos céus.

Anônimo disse...

EU COMO NETA DO ROBERTO FARATH, FIQUEI EMOCIONADA COM TAL MATERIA E RECONHECIMENTO. AGRADEÇO EM NOME DA FAMÍLIA.
LILIAN