sábado, 21 de março de 2009

Márcia Polacchini Cartapatti da Silva, Paulo César Lopes Nakaoski, Paulo Roberto Voltarelli e A Página da Vida do dia 21/03/2008
















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto.
A PÁGINA DA VIDA DO DIA 21(SEXTA-FEIRA)
DO MÊS DE MARÇO DE 2008

21 DE MARÇO – DIA UNIVERSAL DO TEATRO - "Quando o Artista se entrega, entrega a sua verdade, o público recebe-a, aceite-a na sua própria verdade. É aí que se dá a magia dessa partilha: o que se dá com autenticidade, é recebido, acolhido e imediatamente se torna também genuíno em quem recebeu. Quando há verdade, as emoções, idéias passam dali para aqui, e daqui para ali". Konstantin StanislavskiSÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 156 ANOSHoje em comemoração ao aniversário de nossa querida cidade teremos duas apresentações teatrais, inclusive nos mesmo horário as 20h00, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto(foto) a peça “ A incrível estória de amor de Julieta e seu Romeu com a Cia. Fabrica de Sonhos , com direção de Ricardo Mattiolli, com duração de 65 minutos e com a classificação : a partir de 12 anos, e no Teatro Municipal Nelson Castro a peça “ Entreversos” com a Cia Alquimia Teatral, direção Mauricio Gomes , com duração de 50 minutos e a classificação: a partir de 14 anos.

HOJE, DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL - No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte: "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" . O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”. Aproveite esta data para refletir: você tem ou já teve atitudes racistas?

Um comentário:

Anônimo disse...

não me interessa sobre avida dela