terça-feira, 28 de outubro de 2008

Jirair Karabachian, o sorriso franco deste rio-pretense em nosso mercado municipal




Jirair este comerciante que nasceu em nossa querida São José do Rio Preto no dia 28 (DIA DE SÃO JUDAS TADEU), de outubro de 1941, atualmente é o nosso gerente do Mercado Municipal desde março de 2005 ; integrante do Conselho da Raça Armênia de São José do Rio Preto desde 2006 é responsável pela criação da praça Armênia , em 2000, e inaugurada em 2005 pelo prefeito Edinho Araújo; presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Estado de São Paulo (Conseg) do primeiro distrito de 1998 a 2004; presidente da Associação de Amigos da Represa desde 1998 a 2002; voluntário da Pastoral do Menor do Solo Sagrado em 1993, foi membro da primeira diretoria do Grupo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras de Fátima (do amor exigente) de 1993 a 98. A este amigo que prezo tanto , nas idas ao Mercadão para degustar aqueles pasteis quentinhos e feitos na hora, sua sala esta sempre de portas abertas, juntamente com seu companheiro Abel, outro amigo conhecedor como ninguém da história de São José do Rio Preto. Ao Jirair parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que faz por nossa querida cidade.


HOJE DIA DE SÃO JUDAS TADEU


São Judas Tadeu é um santo cristão e um dos doze apóstolos de Jesus. Seus outros nomes são Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. Ele é também conhecido como São Tadeu (Greco Θαδδαῖος), soletrado como "Thaddæus" ou "Thaddaeus" em diferentes versões da Bíblia, e como São Matfiy (Фаддей, он же Иуда Иаковлев или Леввей, em russo) na tradição ortodoxa russa (junto com São Judas). Ele não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus e mais tarde, (segundo Mateus), cometeu suicídio. São Judas foi um irmão de Tiago, e, segundo algumas crenças, um parente (primo) de Jesus. Marcos 6:3 declara sobre Jesus: “Não é esse o carpinteiro? Não é esse o filho de Maria e o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não são essas suas irmãs conosco?”. Nos Atos de Tomás, um livro apócrifo do Novo Testamento, escrito na Síria no início do século III, ele foi identificado como Judas Tomás, que é o nome completo do apóstolo Tomás, segundo a tradição síria. É o autor da Epístola de Judas do Novo Testamento. Judas, sendo São Judas, é suposto na visão da Igreja Apostólica Arménia, ter levado o Cristianismo à Arménia. Antigas tradições citadas pelos Padres da Igreja afirmam que foi martirizado na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido decapitado juntamente com outro apóstolo de Jesus, Simão Zelote, que também pregava naquela região. Suas relíquias atualmente se encontram em Roma, para onde foram trasladadadas e são veneradas até hoje. É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana. O símbolo de São Judas é um machadinho e às vezes é representado segurando um machado, por sua morte ter ocorrido por essa arma. Ele é também geralmente apresentado em ícones com uma flama ao redor de sua cabeça. Essa flama representa a presença do Pentecoste, quando ele recebeu o Espírito Santo, junto com os outros apóstolos. Em alguns casos ele é mostrado como um rolo ou livro (seu epístolo) ou segurando uma régua de carpinteiro.Nas fotos abaixo a Igreja de São Judas externamente e internamente.








Um comentário:

Síndico Profissional disse...

Eu tenho uma profunda admiração por este camarada,e que uma noite salvou-me de um assalto em frente a nossa casa e com quem convivi na minha e infancia e juventude aqui em São Paulo na nossa querida Vila Mariana, peço a gentileza de passar a ele meus telefones para mantermos contato.
11-3031-1859 ou 9161-1859

correamurillo@gmail.com

Abraços

Murillo Ramos Correa