sábado, 23 de agosto de 2008

46 anos de Paula Toller Amora, a mais linda cantora e letrista para o Dia dos Artistas




Paula Toller Amora (Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1962) é uma cantora e letrista brasileira, conhecida como vocalista da banda Kid Abelha. Paula foi criada pelos avós paternos Paulo e Renée, ele cirurgião aposentado, ex-assessor da presidência da República e do governo do Estado da Guanabara, historiador e autor de vários livros. Ela, dona de casa e gerente de uma pensão de senhoras idosas. O pai de Paula também morava com eles, já a mãe abandonou-a quando ainda era criança. No tempo de infância e adolescência, as músicas de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin entre outros clássicos, predominavam em sua casa. Havia também discos de música espanhola e algumas óperas. De popular, Carmem Miranda, Elis Regina e Beatles (único rock aceito por seu avô). Paula completava os estudos com aulas de balé e inglês e tinha intenção de tornar-se professora desse idioma. Aos dezessete, entrou para os cursos de Desenho Industrial e Comunicação Visual da PUC do Rio de Janeiro e também iniciou estudos de francês. Fez estágio num escritório de programação visual e arranjava "bicos" para complementar sua pequena mesada. Traduzia livros e teses para o pessoal da faculdade, ficava na secretaria de sua academia de dança durante as férias e revisava os livros do avô. No quarto de seu irmão, ouviu pela primeira vez James Brown e Tim Maia. Os primeiros discos que comprou eram de trilha de telenovela (em que havia Stevie Wonder, Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, Jackson Five.) Depois disso, Janis Joplin e Rita Lee na veia. Nas festinhas (se chamavam "Arrastas") rolava Slade, Led Zeppelin, Pink Floyd, Billy Paul, Michael Jackson e Stylistics (as lentas). Já na faculdade, tornou-se viciada em rádio. Em 1982 já cantava e compunha no Kid Abelha, abandonando a universidade em 1984, às vésperas de se formar. Nesse mesmo ano iniciou o aprendizado de técnica vocal com a professora e cantora lírica Vera Maria do Canto e Mello e gostava de cantar Lieder (músicas) em alemão, o que despertou seu interesse pelo idioma, que estuda até hoje. No dia-a-dia, para manter a forma física e mental, Paula faz ginástica, psicanálise e joga tênis. Trata preventivamente da saúde com medicina ortomolecular e terapias orientais (shiatsu/acupuntura). Procura manter uma alimentação saudável sem recorrer a dietas. Não toma refrigerante há mais de dez anos, não usa açúcar no dia a dia e evita enlatados. Um de seus passatempos prediletos é passear sozinha de carro ouvindo música em alto volume. Dessa maneira surgem e já surgiram várias letras de música, que ela tenta escrever enquanto dirige. O banho também é uma das suas situações preferidas para ter idéias. Desde 1987, é casada com o cineasta Lui Farias e tem um filho chamado Gabriel.

11 comentários:

rosangela disse...

Paula Toller ao seus 46 anos continua mais linda de que nunca!

Com sua voz linda e suas musicas maravilhosas emcanta o puplico e emociona os corações!

Com sertesa é a melhor cantora do MUNDO!

Anônimo disse...

Sou fã da Paula, admiro muito seu trabalho, ela como pessoa, intérprete.
É demais!

mazinho disse...

paula toller linda em 82 com distracao e maravilhosa em 2011 com gliter de principiante melhor q vinho ja fui em uns 600 shows o primeiro foi no circo voador em novembro de 82 amo os kids......

denier disse...

o kid abelha e e sempre sera a melhor banda brasileira e paula toller e a diva de todos os tempos um beijo paula.................

ana toller disse...

amo paula toller e o kid abelha antigo kaas que pena a musica OS OUTROS nao entrar no show de 30 anos do kid gliter de principiante pois para mim e a torcida do flamengo e a melhor musica dos kids e foi a mais votada no acustico mtv so falta OS OUTROS PRA FICAR NOTA TRINTA MIL VALEU PAULA TOLLER GEORGE E BRUNO O KID ABELHA E PARTE DA INTELIGENCIA BRASILEIRA AMOOOOOOOOOOOOOO.

PATRICIA LINS disse...

Paula toller de amo pra sempre linda e as musicas entao quero um cd com veio do tempo linda essa musica a Ana Toller e sua parente?beijos Patricia.

LUANA.KID ABELHA. disse...

gente nao conhecia esta pagina bem exblicativa da paula toller que adimiro muito queria mander contados com outros fas do kid abelha como devo fazer blz amo muito esta banda e parabens kid abelha pelos trinta anos de sucesso que nos brindam com as melhores musicas. como eu quero fixaçao,porque nao eu,seu espiao,educaçao sentimental 1 e 2,eu tive um sonho,lagrimas e chuva,etc,etc,nao da pra falar todas e um globo de ouro de tantos sucessos beijos.

Joao Victor disse...

cara o melhor grupo dos ultimos 100 anos sucesso pro kid abelha e em especial pra paula toller nunca mais separem ok

GABRIEL ALMEIDA disse...

amo paula toller ela e divina uma mulher linda de uma voz bela um carisma e ainda canta as melhores musicas que ja ouvi paula feliz 2012

Paula cristina lopes disse...

paula toller a rainha da musica brasileira um beijo cante e encante os brasileiros com suas belas musicas paula toller um doce de amora,ou de abobora.

fa clube espiao do kid abelha disse...

linda paula toller esse ano ela completa 50 anos meio seculo de vida quem venha os proximos parabens a paula e o kid abelha que a abelha leve ate vc um kid abraço do espiao do kid abelha.