segunda-feira, 3 de março de 2008

Hoje é dia do Meteorologista



Esta foto feita quase as 19h00 em pleno horário de verão mostra o explendor da natureza ou seja este fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva.

Hoje em dia, quem não assiste ao jornal da TV para saber se deve sair ou não às ruas com guarda-chuva? Apesar de nem sempre acertarem as previsões, o trabalho dos meteorologista é baseado em pesquisas científicas para prognosticar fenômenos meteorológicos, astronômicos e de geofísica espacial. Para isso, eles desenvolvem sistemas computacionais e instrumentação científica para gerenciar projetos em suas áreas.
Meteorologistas podem atuar tanto na iniciativa privada, em empresas de eletricidade, empresas aéreas, empresas e indústrias que trabalham com alimentos perecíveis etc., quanto no setor público, em secretarias estaduais e municipais de agricultura, planejamento, urbanismo, educação, saúde, transporte; institutos de pesquisa etc.
Além de prever se vai chover ou não, os meteorologistas são capazes de observar fenômenos a curto prazo, como enchentes e dispersão de poluentes para que atitudes de prevenção sejam tomadas para salvar vidas. As previsões climáticas são essenciais para que o produtor rural cuide de seu cultivo com eficiência.(texto de Juscelino Tanaka).

Nenhum comentário: