quarta-feira, 1 de agosto de 2018

BADY BASSITT em 2 biografias em nosso blogue


Bady Bassitt ladeado pela esposa Suzana e filho Sílvio.

Natural de São José do Rio Preto, Bady Bassitt nasceu a 29 de novembro de 1917, filho de João Bassitt, grande fazendeiro e um dos primeiros banqueiros desta cidade, e de Dona Latife Gabriel Abufares Pizarro Bassitt, ambos libaneses. Diplomou-se em 1940, pela Escola Paulista de Medicina, aperfeiçoando-se em seguida, durante um ano, no Hospital São Francisco Xavier, do Rio de Janeiro, passando a exercer a profissão em Neves Pau­lista, onde manteve uma Casa de Saúde.
Em 1946 transferiu-se para Rio Preto, onde também exerceu a clínica tendo sido sócio-proprietário da Casa de Saúde São João. Ingressou na política municipal e foi eleito vereador de 1948 até 1951. Durante todo esse período de seu mandato foi o presidente da Câmara Municipal, tendo sido também prefeito substituto nos impedimentos do efetivo Dr. Cenobelino de Barros Serra, de 8 a 24 de julho, e de 3 de julho a 3 de novembro de 1950, já que na época não havia o cargo de vice-prefeito.
Em 1951 saiu candidato a prefeito de São José do Rio Preto, disputando a cadeira do Executivo com Philadelphpo Gouveia Neto, para quem perdeu a eleição.
Mas foi eleito deputado estadual por duas legislaturas consecutivas. De 1955 a 1958 e de 1959 a 1960.
Nesse período, já doente de diabetes, viajava aos Estados Unidos, em busca de cura, sem sucesso.
Mesmo com todas as dificuldades ia cumprindo com sacrifício os deveres de seu mandato, até que, no dia 7 de setembro de 1960, ao lado de alguns amigos, viajando em avião da Real, de São Paulo para São José do Rio Preto, faleceu em pleno vôo, entre alguns amigos em conseqüência de complicações renais.
Aliás, sua morte, posto que ainda jovem, com 43 anos, e estimadíssimo por colegas e amigos, dada à fineza e a cordialidade com que a todos tratava, foi um doloroso impacto para São José do Rio Preto, considerando também as circunstâncias em que se deu em sua homenagem, uma das principais avenidas de São José do Rio Preto leva seu nome, bem como um estabelecimento de ensino estadual.
Bady Bassitt também é homenageado em uma rodovia que liga os municípios de Monte Aprazível e Tanabi.
A troca do nome do município de Borboleta para Bady Bassitt ocorreu através da Lei Estadual N 8050/1963, por decisão do Governador do Estado de São Paulo.
Adhemar de Barros para homenagear o falecido deputado estadual que tanto contribuiu com o progresso da nossa região.
Já a emancipação político-administrativa de Bady Bassitt, então Borboleta, aconteceu quatro anos antes, em 18 de fevereiro de 1959, quando deixou de ser Distrito de São José do Rio Preto.
 (Texto do amigo André Luis Gabriel Bassitt).


( Leia sua biografia publicada em nosso

 blogue de 29 de novembro de 2008).




Nenhum comentário: