sábado, 24 de outubro de 2015

Dia da Organização das Nações Unidas (ONU)


A ONU tem a sua própria bandeira, correios e selos postais. O seu logotipo representa o mundo rodeado por ramos de oliveira, símbolo da paz. São utilizadas seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, russo, francês e inglês; as duas últimas são consideradas línguas de trabalho.

O Dia da Organização das Nações Unidas é comemorado em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) surgiu oficialmente em 24 de outubro de 1945, data em que a sua Carta foi aceita e confirmada pela maioria dos 51 Estados-membros fundadores. Atualmente, a ONU é composta por 192 Estados-membros.
A sede da ONU fica em Nova York (EUA), mas o terreno e os edifícios são considerados território internacional. A ONU tem a sua própria bandeira, correios e selos postais. O seu logotipo representa o mundo rodeado por ramos de oliveira, símbolo da paz. São utilizadas seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, russo, francês e inglês; as duas últimas são consideradas línguas de trabalho. A sede da ONU na Europa fica em Genebra, Suíça. A entidade é chefiada pelo Secretário-Geral.
Cada país, grande ou pequeno, rico ou pobre, tem um único voto; as decisões tomadas pela Assembleia Geral tornam-se resoluções e têm o peso da opinião da comunidade internacional. A ONU pretende colaborar com as nações e trabalhar em conjunto para ajudar as pessoas a viverem melhor, eliminar a pobreza, a doença e o analfabetismo no mundo, acabar com os problemas ambientais e incentivar o respeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos.
O nome "Nações Unidas" foi concebido por Franklin Roosevelt, quando era presidente dos EUA. Ele empregou pela primeira vez esse termo na Declaração das Nações Unidas, de 1º de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os representantes de 26 nações se comprometeram, em nome de seus governos, em lutar juntos contra as potências do Eixo.
Os princípios da ONU estabelecem que todos os países-membros gozam de igualdade soberana; portanto, devem obedecer à Carta igualmente. Os países-membros devem tentar resolver suas diferenças por meios pacíficos e evitar utilizar a força. Deverão, de acordo com a carta, tentar dar toda a assistência à Organização, porque a ONU não pode interferir nas questões internas de nenhum país.

Retirado do livro 'Datas Comemorativas cívicas e históricas, Paulinas Editora.

É também 



Nenhum comentário: