segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Hoje é Dia do diácono


Dia do diácono
Em agosto, mês das vocações, deparamo-nos com a vocação Diaconal e a Presbiteral. No dia 4 de agosto, a Igreja comemora o Dia do Pároco ao celebrar a memória do Cura d'Ars; no dia 10 de agosto, celebra o Dia do Diácono, na festa de São Lourenço, diácono e mártir, patrono dos diáconos. De São Lourenço recordamos o seu testemunho a respeito dos "bens" da Igreja: “a riqueza da Igreja são os pobres!”

O diácono é uma vocação ministerial para o serviço. O próprio termo diaconia expressa o ser diácono o que serve, configurando-se ao Cristo Servo que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos (Mc 10,45). O ministério diaconal expressa-se em três dimensões: o serviço da Palavra de Deus, o serviço da Caridade e o serviço da Liturgia.
O Diaconato é sacramento da caridade aos pobres e excluídos no sentido amplo. Assim, o diácono não é ordenado para si mesmo, nem para colocar-se acima dos leigos, nem para desempenhar funções diferentes dos presbíteros e dos bispos, mas pela sua vida e testemunho. Incorporado à Igreja por meio de um Sacramento, ele deve revelar uma dimensão especial da diaconia (serviço), do sacerdócio e do mistério de Cristo, ajudando a construir um mundo mais próximo do Projeto de Deus. 
O Concílio Vaticano II, no texto da restauração do diaconato, lembra: “Dedicados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos do conselho do bem-aventurado Policarpo: ‘Misericordiosos e diligentes, procedam em harmonia com a verdade do Senhor, que se fez servidor de todos’” (LG 29). 
A graça sacramental recebida no dia da ordenação diaconal dá aos Diáconos a força necessária para servir o Povo de Deus na DIACONIA da Liturgia, da Palavra e da Caridade, em comunhão com o Bispo e o seu presbitério (CIC 1588).
Assim, o Diácono assiste e serve os bispos e presbíteros que presidem a cada liturgia, vigiam sobre a doutrina e guiam o Povo de Deus.
Assim sendo, a identidade e a missão dos Diáconos na Igreja é ser sinal de Cristo Servo e animadores da Diaconia da Igreja, da vocação ao serviço de cada comunidade eclesial e de cada cristão.

Conteúdo publicado em 

Nenhum comentário: