terça-feira, 28 de julho de 2015

Hoje é Dia do Agricultor


Dia do Agricultor
O Brasil está se tornando consciente de que é preciso valorizar as atividades de milhões de agricultores que vivem em estado miserável, dando-lhes subsídios e informações práticas, para que possam produzir em maior escala e desfrutar de uma vida mais digna. 

O grande desafio da agricultura mundial, no futuro, será a produção agrícola em larga escala, sem desgastar o solo das regiões já exploradas, visto que, segundo os cientistas, o mundo terá 8,5 bilhões de pessoas no ano de 2020. Em decorrência desse aumento populacional, haverá maior utilização dos recursos hídricos. Para a agricultura, será um problema de difícil solução, pois a produção deverá aumentar sem que haja um gasto exagerado da água.
O papel do agricultor será, pois, muito importante para que a humanidade possa ser alimentada a contento. Será necessário que a população mundial se conscientize e passe, desde já, a investir na educação ambiental, sobretudo elaborando projetos viáveis e soluções concretas para a água, partindo do princípio de que a agricultura consome cerca de 85% de todos os recursos hídricos.
O agricultor mal informado ou inescrupuloso pode piorar a situação, visto que o meio ambiente pode ser degradado se houver diminuição da vegetação natural, queimadas, preparo inadequado do solo, adubação química e orgânica desenfreada etc. Portanto, o agricultor deve obedecer às leis que protegem o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ter o bom senso de realizar seu trabalho honestamente, visando um futuro mais saudável para si e para a humanidade. Há também o problema dos pequenos agricultores que não sabem manipular os agrotóxicos e acabam pondo em risco os consumidores de seus produtos.
A urbanização também tem efeitos negativos sobre a agricultura, haja vista a poluição do ar, que provoca chuvas ácidas; esta, por sua vez, aumenta o desequilíbrio dos ecossistemas, afetando as populações de insetos e predadores da vegetação. Ademais, há o problema dos esgotos domésticos, que poluem a água que irriga as plantações. A responsabilidade, portanto, é geral.
O Brasil está se tornando consciente de que é preciso valorizar as atividades de milhões de agricultores que vivem em estado miserável, dando-lhes subsídios e informações práticas, para que possam produzir em maior escala e desfrutar de uma vida mais digna. Com a consolidação e modernização da agricultura familiar não mais haverá o êxodo rural. Embora o nosso país tenha um extraordinário potencial no campo e abundância de recursos naturais, não fez bom proveito dessas bênçãos. É necessário, pois, aproveitar de modo adequado esse potencial, consolidando a modernização da agricultura familiar existente e a sua ampliação por meio de um sonho há anos acalentado: a reforma agrária.

(Retirado do livro "Datas Comemorativas", Paulinas Editora)

Conteúdo publicado em

Nenhum comentário: