quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Rio Preto apresenta implementação de Vigilância Socioassistencial em Aracaju SE


A Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto apresentou nesta terça-feira (2/12), em Aracaju/SE, a experiência de implementação do departamento de Vigilância Socioassistencial do município. Considerado modelo em todo país, a Vigilância de Rio Preto tem sido referenciada pelo Ministério do Desenvolvimento Social - MDS – em congressos e encontros nacionais.
O convite para levar a experiência rio-pretense foi feito à secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, e à coordenadora do departamento de Vigilância Sociossistencial, Patrícia Lisboa Bernussi, pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, em parceria com o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, da Universidade Federal de Sergipe.
O encontro teve como tema “Vigilância Socioassistencial: conhecendo a prática para vencer o desafio de implantação”. A capital de Sergipe ainda não construiu a Vigilância Socioassistencial, no Estado.
A Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à gestão do SUAS – Sistema Único de Assistência Social - que tem como objetivo, a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos.
Para a secretária, este é um momento importante para Rio Preto, com o reconhecimento nacional dos trabalhos da Secretaria de Assistência Social.
"Levamos nossa experiência positiva e ressaltamos que o processo de produção, análise e utilização da informação ganham relevância na Vigilância Socioassistencial a partir do momento que as utilizamos como meio para efetivar a Proteção Social e a Defesa de Direitos as famílias/indivíduos - crianças, adolescentes, idosos, jovens e adultos", destacou a secretária Helena durante o encontro.
A construção da Vigilância Socioassistencial em Rio Preto teve início em março de 2013, sob a orientação da consultora especializada da área de vigilância, Dirce Koga.

Nenhum comentário: