terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Alunos visitam exposição feita por pessoa em situação de rua


Alunos da Escola Viva, do bairro Eldorado, visitaram a exposição “Fábrica de Brinquedos do Papai Noel”, feita por pessoas em situação de rua. Os trabalhos estão no Centro POP – Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua, da Secretaria de Assistência Social.

Anjos, aviões, lareira, chaminé, relógio com cuco, árvore de natal, Papai Noel, carrinhos, bonecas, flauta, duendes e tantos outros objetos fazem parte do cenário da Fábrica de Brinquedos. Tudo construído, a partir de material reciclado, cabaças, areia, ripas e isopor.

No total, 50 pessoas em situação de rua participaram da produção da Fábrica, durante três, nas oficinas de Arteterapia, ministradas pela arteterapeuta Daniella Simões Benetti.

“As peças foram produzidas a partir da realidade deles. É a significação do sujeito, com resgate da cultura e como forma de homenagear familiares neste período de natal, mesmo que estejam distantes fisicamente”, explica Daniella.

Uma das que representou os filhos, em forma de bonecos para a Fábrica de Brinquedos foi Rute Maria Silva Gomes, que há um ano não vê os quatro filhos. “Não me lembro de ter tido um único Natal especial em minha vida”, diz ela, que há anos participa das ações do Centro POP.

A exposição está montada no Centro Pop, que fica na avenida Bady Bassitt, 3697, na Vila Imperial.

Nenhum comentário: