terça-feira, 1 de outubro de 2013

Programação do Dia Nacional do Idoso tem visita aos lares nesta quarta-feira


 Confraternização, diversão e muita prática esportiva marcaram a abertura das comemorações do Dia Nacional e Internacional do Idoso, nesta terça-feira (1º/10). O evento reuniu cerca de 800 pessoas idosas e foi organizado pela Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI, em parceria com o Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP –, SESC Rio Preto e com a Universidade Aberta da Terceira Idade - Unati/UNESP. A programação de atividades continua nesta quarta-feira (2/10), com visita aos lares de idosos, de Rio Preto.
A cerimônia teve a participação da secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, da vice-prefeita e superintendente do Semae, Ivani Vaz de Lima, do reitor da UNIRP, Halim Atique Júnior, do vice-coordenador da Unati, Claudio Aquati, e da presidente do CMDI, Iraídes Nascimento.
 “É um momento integração e reconhecimento por tudo o que os idosos já fizeram e ainda fazem em suas famílias e para a comunidade em geral. Queremos que continuem ativos e que busquem sempre seus direitos. A secretaria de Assistência e o CMDI têm trabalho para isso”, ressaltou a secretária Helena Marangoni, destacando o apoio do Fundo Social de Solidariedade, por meio do Banco Municipal de Alimentos.
Para a vice-prefeita, que esteve representando o prefeito Valdomiro Lopes, o momento de comemoração também é de reencontro. “São nesses eventos que vocês também podem se aproximar mais uns dos outros para compartilhar experiências e conhecerem seus direitos.”, disse.
O evento teve ainda a apresentação do grupo de coreografia campeão do 17º Jogos Regionais do Idoso – Jori.
 Durante o encontro, alunos e professores dos cursos de educação física e pedagogia da UNIRP, juntamente com os coordenadores, Mercides da Silva e Adenilson Ambrózio, realizaram diversas atividades esportivas, como dança de salão, voleibol, golfe, alongamento, jogos cooperativos, além das oficinas de Defesa dos Direitos do Idoso, musical, artes manuais e caminhada.
As atividades tiveram a participação dos idosos que integram os Grupos de Convivência da Terceira Idade, dos Centros de Referências de Assistência Social – CRAS.
 Nesta quarta e quinta-feira (2 e 3/10), equipes do CMDI, Unati e UNIRP farão visitas solidárias aos idosos que vivem em lares. Serão visitados os lares: Schmitt, Esperança, São Vicente de Paula e de Betânia. 
 No dia, 4/10, profissionais das Secretarias de Assistência e Saúde, além de instituições que atendem diretamente, pessoas idosas, participam da uma Roda de Conversa sobre "Envelhecer no século XXI", com representantes dos poderes públicos Municipal, Estadual, CMDI, SESC e Unati/UNESP.
 E para fechar com chave de ouro, cerca de mil idosos participam do “Projeto Choro Cantado”, com a cantora da Jovem Guarda, Wanderléa. O show será proporcionado pelo SESC, gratuitamente.

 Confira a programação completa das 
comemorações Dia Nacional do Idoso.

Visitas Solidárias
Dia: 2/10
Horário: 14 horas
Local: Grupo da Agerip visitará o Lar São Vicente de Paula, com 78 idosos - rua Fernão Dias Paes Leme, 414 – Vila Maceno.
 Horário: 14 horas
Local: Grupo de teatro e dança da Unati, visitará o Lar de Betânia, com 42 idosos - Rua Roberto Simonsen, 430 – Vila São José.
 Horário: 14 horas
Local: Alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia da UNIRP, farão contação de história e trabalhos manuais no Lar de Schmitt, com 80 idosos - Rua Voluntários da Pátria, 44 -  distrito de Engenheiro Schmitt.
 Dia: 3/10
Horário: 14 horas
Local: Alunos da UNIRP irão interagir em grupo de convivência com os 60 idosos, do Lar Esperança - Rua Edson Pupin, 651 – Santo Antônio.
 Horário: 14 horas
Local: Grupo de teatro e dança da Unati, visitará o Lar de Schmitt.
Técnico e Cultural
Dia: 4/10
Horário: 9 horas
Local: Auditório C da UNESP/Unati - R. Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazareth
Palestra: Roda de Conversa “Envelhecer no século XXI", com representantes dos poderes públicos Municipal, Estadual, CMDI, SESC e Unati/UNESP.
 Horário: 15 horas
Local: Ginásio de Esportes do SESC - Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal.
Show dançante com a cantora Wanderléia, que integra o Projeto “Choro Cantado”, do SESC.
Grupo Cene colocará uma ambulância à disposição dos participantes.

Nenhum comentário: