quinta-feira, 21 de março de 2013

Semae faz ação no Dia Mundial da Água, palestra na LBV e também ação em córregos


Nesta sexta-feira (22/3) é o Dia Mundial da Água, a ONU –Organização das Nações Unidas declarou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto preparou uma campanha de conscientização sobre a importância de preservar o rio Preto.
Para marcar a data, o Semae vai distribuir cartazes, flyers e adesivos para carro sobre o tema. O material será distribuído em várias entidades e instituições, visando mobilizar a sociedade sobre a importância de todos na preservação do rio Preto. Também será realizada panfletagem em semáforos da cidade, numa parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. A entrega do material aos motoristas e pedestres está programada para os seguintes horários e locais: avenidas Bady Bassitt esquina com a marginal avenida Comendador Vicente Filizola, Alberto Andaló com a Jorge Tibiriçá, a partir das 8 horas e das 12 às 13 horas; no final da tarde em um dos acesso para a região Norte.
“Nossa campanha segue o preceito definido pela ONU e queremos com isso ressaltar a importância histórica do rio Preto na formação do município, no presente e para o futuro de nossa população. Muito mais do que dar nome a cidade, ele é fundamental para o abastecimento”, destaca a superintendente do SeMAE, Ivani Vaz de Lima.
Rio Preto faz parte de uma bacia hidrográfica (Turvo/Grande) com 66 municípios e sempre foi o maior poluidor. “Devolver água limpa para o rio Preto era uma obrigação”, diz a superintendente.
Outro trabalho importante do SeMAE é a retirada da vegetação flutuante, que compromete a captação da água para o abastecimento, consome grande quantidade de oxigênio e prejudica a fauna do rio e ajuda no assoreamento.
“Nosso trabalho é fornecer água de qualidade para a população. Por isso, tratamos bem o nosso rio Preto, que é nosso maior patrimônio. É nosso orgulho. É lição de vida que se renova a cada dia. Queremos que todos os moradores de Rio Preto tenham essa consciência e nos ajudem a cuidar do nosso rio”, salienta Ivani.

SeMAE realiza palestra na 
LBV em comemoração ao
 Dia Mundial da Água 

O SeMAE – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto, em parceria com a LBV – Legião da Boa Vontade, realizará nesta sexta-feira (22/03) duas palestras voltadas para crianças de 6 a 12 anos.
As palestras integram as ações da Autarquia no Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22/3), e serão ministradas pela coordenadora de operações do SeMAE, Ceci Caprio.
Com a intenção de interagir com as crianças, a palestra abordará, por meio de fotos, todo o ciclo da água, sua origem, qual tipo de água é usada para consumo, a quantidade de água disponível no planeta, a quantidade de água que forma o corpo humano, e mostrará a importância do consumo consciente.
“Esse tipo de palestra é importante para que desde cedo a criança tenha consciência da importância da água em sua vida e de como ela deve ser utilizada”, diz Ceci.
Divididas em grupos de 75 alunos, as palestras acontecerão às 9 horas e às 15 horas na sede da LBV em São José do Rio Preto.

 Dia Mundial da Água 
terá ação em córregos 

A Prefeitura, por meio das secretarias de meio ambiente e urbanismo e Educação realizam uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira (22/03), às 9 horas, na ponte sobre o córrego dos Macacos no trecho entre o bairro Cristo Rei e a Vila Toninho.
A ação vai contar com participação da Polícia Ambiental e visa sensibilizar sobre a importância da mata ciliar; realizar limpeza simbólica da área e alertar contra o lixo nas áreas de preservação.
A secretaria de educação vai participar com professores e gestores que irão transmitir em sala de aula a importância do tema.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através de uma resolução de 21 de Fevereiro de 1993 com o objetivo de tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável; aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável; aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, ONGs e setor privado. 

Nenhum comentário: