quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Inflação atinge 1,28%, a maior no ano em R P


A inflação do ano em São José do Rio Preto atingiu o pico no mês de setembro com um índice de 1,28%, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  O índice foi mais de 100% superior ao mês de agosto, quando registrou 0,58%, e surpreendeu os pesquisadores devido ao salto. “Foi um setembro atípico”, avalia a economista Maria Emília de Toledo Leme.
Esse índice é considerado o pico da inflação no ano. A tendência é de números mais amenos no próximo período. Emília atribui o aumento à uma combinação de fatores negativos. “A crise nos Estados Unidos, causada pela seca americana e fatores sazonais do mercado interno, gerados pela nossa mudança climática (seca)”, avalia.
O reflexo se deu principalmente em alimentos como abatidos, arroz, batata, leite e no pão francês. “O preço dos hortifrutis e nos grãos foram os responsáveis diretos pelo aumento da inflação”.
O índice de setembro vai refletir na inflação anual, que tinha previsão de ficar em 3,5%, mas com o salto de setembro deve atingir 4,5% em dezembro. “Vamos ter aumento no consumo com o Natal e dificilmente haverá um quadro favorável à redução de preços”, avalia Emília.
A inflação da terceira idade também sofreu alta e ficou em 1,65% com um acumulado no ano de 4,63%. Os alimentos que impulsionaram a inflação na terceira idade foram o pão francês, o leite e o arroz, além da carne.  Até dezembro esse índice vai atingir 5%. “A inflação penaliza quem ganha menos, que é o caso dos aposentados”.
A economista Emília sugere que as famílias adotem cautela nesse final de ano. “O ideal é pesquisar mais, controlar os gastos e procurar por promoções”, aconselha.
O cálculo é feito pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Planejamento e as Faculdades Integradas Dom Pedro II em parceria com a FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Nenhum comentário: