quinta-feira, 30 de junho de 2011

Consolidação do SUAS é tema de Conferência Municipal de Assistência Social


A “VIII Conferência Municipal de Assistência Social” será realizada em São José do Rio Preto nos dias 1º e 2 de julho, na Unip. O tema  deste ano é: “Consolidar o SUAS –Sistema Único de Assistência Social e Valorizar seus Trabalhadores”. A realização do evento é do Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A secretária de Assistência Social, e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima, ressalta a importância da participação da sociedade nas discussões das políticas públicas. “Temos de saber as necessidades do município, só assim poderemos trabalhar para atender a demanda real”, disse. O objetivo do evento é avaliar e propor diretrizes de aprimoramento da gestão do SUAS na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios sob a lógica do trabalho articulado em rede. E ainda propor estratégias para o fortalecimento do alcance das atenções ofertadas pelo SUAS no processo de erradicação da pobreza extrema. Cerca de 400 pessoas são esperadas no evento. “São chamadas a participar pessoas da sociedade civil, principalmente os usuários da assistência social, ONGs, poder público e trabalhadores do setor”, explica Clemilda Pulegio, presidente da comissão organizadora da Conferência. As metas levantadas durante o evento municipal serão encaminhadas ao Estado e posteriormente ao governo Federal. 
Grupos de trabalho
O objetivo dos grupos de trabalho é identificar as necessidades relacionadas à política de assistência social nos eixos especificados, que serão divididos em: 
- estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS;
- reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais;
- fortalecimento da participação e do controle social e
- a centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
Os resultados da Conferência Municipal, bem como a melhoria dos serviços, poderão ser acompanhados pelos usuários por meio dos atendimentos. 
Pré-conferências
Na primeira quinzena de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou 13 Pré-conferências. Elas aconteceram nos territórios das 12 unidades fixas dos Cras -Centro de Referência de Assistência Social e no Creas Pop -Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O movimento foi fundamental para ouvir as necessidades da população e apontar as principais propostas dos usuários dos serviços. Mais de mil pessoas participaram das mobilizações e responderam questionários que proporcionam traçar um perfil dos assistidos, bem como a demanda de cada setor. Durante a Conferência Municipal, os pontos principais levantados nas Pré-conferências serão apresentados.   
Programação
Dia 1º (sexta-feira)
19h - Recepção e Credenciamento
19h30 - Abertura
20h - Palestra “Apresentação do Sistema Municipal
             de Monitoramento e Avaliação de São José
             do Rio Preto’’, com Sâmia Machado Mustafá
             e Adriana Aparecida dos Santos
21h - Encerramento
Dia 2 (sábado)
7h30 - Recepção
8h - Leitura e aprovação do Regimento Interno
9h - Apresentação e Discussão
           - Avanços e Limites da Política Municipal de
             Assistência Social 2009/2011
           - Atuação do Conselho Municipal de
              Assistência Social 2009/2011
           - Propostas levantadas nos eventos preparatórios
10h30 - Coffee-break
10h45 - Grupos de trabalho: Discussão e Proposta
13h - Almoço (servido no local)
14h - Plenária Final e Eleição dos Delegados
16h - Encerramento  

VIII Conferência Municipal de Assistência Social 
Data:  1º e 2 de julho de 2011
Horário: sexta-feira, das 19 às 21 horas, e sábado, das 7h30 às 16 horas
Local: Teatro da Unip, avenida Juscelino Kubitschek, s/nº - Jardim Tarraf II

Nenhum comentário: