quinta-feira, 23 de junho de 2011

16º Beraká será no Recinto de Exposições de São José do Rio Preto nos dias 9 e 10 de julho


O Recinto de Exposições de Rio Preto será palco, entre os dias 9 e 10 de julho, de um dos maiores eventos católicos da região. Trata-se do 16º Beraká. Cerca de 40 mil pessoas devem cantar e louvar a Deus durante os dois dias de encontro, que terá missas, pregações e shows. Um dos objetivos é convidar os fiéis a vivenciar a fé por meio da música e da palavra. O evento é gratuito e não tem fins lucrativos,  e será aberto no dia 9, às 15h,  com Missa e prosseguirá com shows até as 22h00. Já no domingo, dia 10,  a partir das 7h, acontecerá o Terço Mariano seguido de Missa com o bispo diocesano dom Paulo Mendes Peixoto. Este ano, o destaque é a presença do pregador Lázaro Praxedes - Coordenador Nacional do Ministério da Pregação, Onazir Conceição - Coordenador Nacional do Ministério pela Cura e Libertação e Rogério Soares - Coordenador Estadual da (RCC) Renovação Carismática Católica, além de vários shows. “Nossa expectativa é consolidar o Beraká, que já tem 16 anos de caminhada. A proposta é dar às pessoas a oportunidade de ter um encontro pessoal com Deus”, diz o coordenador de comunicação do evento, Rogério Aquino. Entre as atrações musicais, os destaques são Arkanjos, Diego Fernandes, Eugênio Jorge, Dominus e Via33. Músicos e evangelizadores da região também marcam presença, como os grupos, Banda Ecclesis, Manancial e Paulinho Ribeiro. “O evento é a oportunidade de mostrar às pessoas o trabalho desenvolvido pela nossa Diocese”, afirma Aquino. A diversidade de experiências proporcionadas pelo Beraká é o principal atrativo para o público jovem, que representa a maioria dos participantes. “Não há outros eventos como esse na região, com shows e pregações”, diz o vendedor Régis Silva, 28 anos. Ele mora em Jaci e participa do evento há três anos. Este ano, cerca de 50 integrantes do grupo de jovens da cidade vão curtir o Beraká. Eles negociam um ônibus com a prefeitura para facilitar o transporte. “É uma oportunidade a mais para aprendermos sobre Deus. A cada dia, o mesmo evangelho pode trazer ensinamentos diferentes”, afirma o coordenador do grupo de Jaci, Luis Carlos dos Santos, 29 anos. Além do aprendizado pessoal, a festa cristã também é um meio de entrar em contato com outras comunidades. “É um ótimo momento para conhecer jovens de outras paróquias e criar laços de amizade”. 

Programação 

O Beraká começa a partir das 15h do dia 9 de julho e segue até às 22h. Durante a tarde e a noite, haverá pregações e apresentações musicais. No domingo, dia 10,  a programação começa cedo. Às 7h30, os presentes rezam juntos o terço mariano. Em seguida, tem início a santa missa, que será presidida pelo bispo de Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto. A celebração é o momento preferido do estudante Rodrigo Andrade de Moura, 17 anos, de Rio Preto. “Gosto de participar pois é o momento em que abasteço a minha fé.” O outro instante especial é a adoração do Santíssimo Sacramento, no fim do evento. “A arena fica tão cheia que quase não dá para se mexer. É o momento mais bonito do Beraká”, afirma Aquino. 

Berakazinho 

Para as crianças, a opção é a tenda Berakazinho. Monitores voluntários prepararam brincadeiras e programação religiosa especialmente para elas. “Os pais podem trazer seus filhos e participarem tranquilos da festa”, diz Aquino. (Escrito por Harley Pacola).

Nenhum comentário: