terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mostra discute nova pedagogia da infância


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta quinta, sexta e sábado (16, 17, 18/12) a mostra “Novos Movimentos Coletivos para uma Nova Pedagogia da Infância”, que tem por objetivo compartilhar experiências e fazeres inovadores desta nova gestão.                    A mostra é composta por vários ambientes, cursos, apresentações infantis e juvenis, que poderão ser usufruídos pela comunidade em geral de 16 a 18 de dezembro. Na quinta e sexta-feira, será das 8 às 22 horas, e no sábado, das 8 às 17 horas, na Swift. 
Na quinta-feira, será oferecido o curso “Diálogo com as escolas de Reggio Emilia na Itália”, em duas turmas, às 9 horas e às 15 horas. Na sexta-feira, nos mesmos horários, será ministrado o curso com o tema “Diálogo com as escolas de St. Louis, EUA”.
Os cursos têm 40 vagas em cada período, são gratuitos e serão conduzidos pela professora Heide Struziatto Miranda. “Vivi um ano em St. Louis e pude acompanhar as diferentes formas de ensino naquela cidade. Inclusive como alguns educadores americanos utilizaram em sala de aula os conceitos das escolas da Reggio Emilia, da Itália”, explica Heide. 
As escolas da Reggio Emilia são referências mundiais desde o final da Segunda Guerra Mundial. “O conhecimento é universal e não podemos fechar os olhos para os bons exemplos de outros países. Temos de pegar o que há de melhor e adaptar para a nossa realidade”, diz a professora.
Durante a mostra, serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de educação, como danças e teatros, além do coral da Escola Viva.

Programação

 16 de dezembro - Quinta-feira:

9h – Curso: “Diálogo com as escolas de Reggio Emília – Itália”, com Heide Struziatto Miranda
10h – Dança – Artes Integradas (hip hop e dança): “O sonho de um palhaço” – Alunos da EM Arlindo dos Santos - instrutores: Andressa Ferreira e Emerson Sereni
10h30 – Dança de Rua – Banda Musical Meedfly – Alunos da EM Roberto Jorge
14h – Dança – Alunos da EM João José Feris – Instrutora Andressa Ferreira
14h30 – Teatro: “A cigarra e a formiga” – Adaptação do conto clássico -  Alunos da EM João José Feres – Instrutor: Perpétuo Peralta
15h – Curso: “Diálogo com as escolas de Reggio Emilia – Itália” -Heide Struziatto Miranda

17 de dezembro - Sexta-feira:

9h – Curso: “Diálogo com as escolas de St. Louis – EUA” - Heide Struziatto Miranda
10h – Apresentação do Coral do A.E.E  - Musicas: “ Paz pela paz” – Nando Cordel e “A paz” – Versão Roupa Nova -   Alunos da EM Antonio Teixeira Marques
14h – Dança e Hip Hop Alunos da EM Michel Pedro Sawaya - Instrutores: Andressa Ferreira e Emerson Sereni
15h – Curso: “Diálogo com as escolas de St. Louis – EUA” - Heide Struziatto Miranda

18 de dezembro – Sábado

10h – Teatro e Bate-lata - EM Paul Percy Harris – Programa “Mais Educação”
14h – Canto Coral e Percussão - Projeto Escola Viva Beatriz da Conceição
As apresentações infantis e juvenis serão na chaminé. Os cursos na antessala do salão principal.

Nenhum comentário: