terça-feira, 17 de agosto de 2010

Grupo selecionado no Projeto Ademar Guerra mostra processo de criação e concepção do espetáculo "Dois dias antes do resto do mundo”


Está montada na Casa de Cultura “Dinorath do Valle”, até o dia 22 de agosto, uma exposição que mostra o processo de criação e concepção do espetáculo “Dois dias antes do resto do mundo”, do Estágio. 1 Cia. de Teatro. As etapas estão expostas em seis banners, dois murais e um cenário prisional. O espetáculo foi um dos 30 projetos do Estado de São Paulo selecionado no Projeto Ademar Guerra, em março deste ano. A estreia da montagem está prevista para outubro. No próximo final de semana (21 e 22/8), o grupo apresenta uma mostra do processo de compartilhamento de pesquisa, na Swift. O evento acontece simultaneamente em todo o Estado, com todos os participantes do Projeto. No domingo (22/8), será aberto ao público, das 18 às 20 horas. O grupo irá mostrar todos os caminhos percorridos no processo de pesquisa. Baseado na obra de Plínio Marcos e na ideologia de Michel Foucalt, a história se passa em uma cela da cadeia pública do interior do estado, em que o espaço é dividido entre quatro homens. Do lado de fora, uma mãe, um pastor e advogados são as únicas verdades as quais apostam acreditar. Essa rotina é quebrada com a chegada de mais um preso. O grupo Estágio. 1 é formado por alunos e ex-alunos do curso de teatro do Núcleo de Artes da Casa de Cultura. Atualmente, quatro integrantes do grupo, ainda fazem aulas no nível avançado. A companhia é formada por Bianca Carrazone, Gledson Ribeiro, Juliano Paulo, Rodrigo Tresso, Seo Dias, Simbá Freitas, Theus Lemos, Luz Bárbara, Silvia Negrini e Alexandro Blanco, que assina a dramatrugia e direção do espetáculo.

Projeto Ademar Guerra

O Projeto Ademar Guerra de Estímulo ao Teatro no Interior do Estado de São Paulo, criado em 1997, tem como objetivo principal propiciar orientação artística especializada a grupos teatrais com atividade no interior. Essa orientação se dá por meio da contratação de profissionais de teatro para estar junto ao grupo selecionado, num processo de acompanhamento pedagógico à pesquisa. O processo de criação do espetáculo “Dois dias antes do resto do mundo” é orientado pelo dramaturgo Cássio Pires de Freitas. O orientador vem a Rio Preto e faz os trabalhos com o diretor e grupo separadamente. Para Alexandro Blanco, diretor do espetáculo, a orientação funciona como um feedback do processo de trabalho do grupo. “A grande importância do orientador é que ele possui o olhar de fora. É a percepção do outro no nosso trabalho vinda de uma pessoa que tem base e afinidade com a dramaturgia”, diz.

Mostra do processo de criação e concepção
do espetáculo “Dois dias antes do resto
do mundo”, do Estágio. 1 Cia. De Teatro

Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle – Praça Cacilda Becker
Data: até 22 de agosto

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Cia Estágio1 de teatro,amostra ficou muito boa mesmo adorei vão em frente, até que enfim atores de com talentos de verdade em Rio preto,sucesso em São Paulo!!! Vcs vão arrasar tenho certeza disso!!! Viva Rio Preto!!! Mostrando que sabe fazer teatro de verdade!!!

Anônimo disse...

Adorei o que vcs fizeram na casa de cultura, até que enfim algo novo e diferente em Rio Preto! Sucesso e Sorte há todos vcs!!! Andréia valin

Anônimo disse...

parabens ao grupo,com certeza irei assistir a peça, rio preto merece coisa boa e com certeza vcs são,com certeza vcs irão mostrar um pouco da realidade do nosso país boa sorte e muito sucesso. cassieli