sábado, 24 de julho de 2010

Selo postal comemora 150 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Os Correios emitem na próxima quarta-feira (28/7) na cidade de Brasília (DF), um selo postal (de emissão comemorativa) por ocasião do sesquicentenário de criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O selo apresenta a imagem da logomarca que comemora o sesquicentenário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ela sintetiza, por meio das cores da bandeira nacional, o sentimento de brasilidade, e o orgulho pelo trabalho desenvolvido ao longo de tantas décadas em prol do povo e do setor primário brasileiro, o qual incorpora, em seu slogan – “150 anos abastecendo o Brasil, produzindo para o mundo”, o aspecto internacional do agronegócio.
De autoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e arte-finalização da ECT, foram utilizadas as técnicas de desenho vetorial e computação gráfica na elaboração da peça filatélica.
Serão emitidos 300 mil selos, com valor facial de R$ 1,05 e
poderá ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

HISTÓRICO
Desde a criação do Ministério, por Decreto Imperial, em julho de 1860, os negócios da Agricultura foram conduzidos por diferentes estruturas. Em 1930, ao Ministério da Agricultura foi atribuída importância política e econômica no cenário nacional. A estrutura organizacional do Ministério permaneceu inalterada por 50 anos. Em 1980, os assuntos relativos à reforma agrária e aos recursos florestais e pesqueiros foram excluídos da gestão ministerial. Mais tarde, em 1990, a nova Pasta da Agricultura recuperou as atribuições tradicionais, com exceção do abastecimento, e incorporou ações de coordenação política, de execução da reforma agrária e de irrigação.
De 1990 a 2007, em razão das competências conferidas à Pasta, a estrutura organizacional do Ministério foi sendo gradualmente ajustada. Em 1991, foram incorporados os assuntos de abastecimento, política agrícola e desenvolvimento rural, e, em 1992, passou a denominar-se Ministério da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária. No ano de 1996, assumiu a denominação de Ministério da Agricultura e do Abastecimento, sendo que, em 1998, foram incluídos, novamente, os assuntos vinculados aos recursos pesqueiros. Em 1999, foram incorporados os assuntos da política do café, do açúcar e do álcool, bem como os da política governamental atinentes às atividades do setor agroindustrial canavieiro, até então afetas ao Ministério da Indústria e Comércio. Em 2001, com a inclusão da pecuária, passou a denominar-se Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), numa clara demonstração da importância desse segmento. Finalmente, em 2003, os assuntos da pesca foram retirados da competência da Pasta.
Em 2004, para responder ao crescente desafio de acompanhar as grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que têm impacto sobre a população mundial, o Mapa iniciou um amplo diálogo com o setor produtivo, no sentido de prover políticas públicas adequadas às necessidades de consumo da população, e ao desenvolvimento agropecuário. Como consequência desse processo, iniciou um programa de gestão estratégica, visando, a partir das tendências do agronegócio no Brasil e no mundo, a construção de sua missão e visão de futuro, oferecendo respostas seguras às demandas da sociedade.
A Missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é a de promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira, e, sua Visão é a de ser reconhecido pela qualidade e agilidade na implementação de políticas e na prestação de serviços para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.
Em 2010, o Mapa comemora a sua criação com o slogan “150 anos abastecendo o Brasil, produzindo para o mundo”, incorporando o aspecto internacional do agronegócio.

Nenhum comentário: