terça-feira, 18 de agosto de 2009

A Página da Vida do dia 18 do mês agosto de 2008

72 anos de Charles Robert Redford Junior

Charles Robert Redford Jr. (Santa Mônica, 18 de agosto de 1936) é um ator e diretor de filmes estadunidense, atuante principalmente nas décadas de 60 e 70, quando era considerado um dos maiores...(Continua na edição do ano passado).

Para ver a continuação da matéria acima ou a foto do Robert Redford na juventude ou da matéria abaixo sobre o Dia do Estagiário ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Hoje Dia do Estagiário

Dia 18 de agosto é dia do estagiário. A palavra estágio tem o sentido óbvio expresso pela própria palavra, estágio da vida, período em que estudantes sejam estes matriculados na rede pública ou particular de ensino que cursem os níveis superior, de ensino médio, de educação profissional de nível médio ou superior, ou escolas de educação especial, aceitos por pessoas jurídicas de direito privado, órgãos de administração pública e instituições de ensino, desenvolvem atividades relacionadas à sua área de formação profissional.

A vida profissional da maioria dos trabalhadores formados iniciou-se estagiando em alguma empresa. É durante essa fase do ciclo profissional que descobrimos se a nossa escolha foi a certa e, é também nesta fase que começamos a colocar a mão na massa e transformamos em prática a teoria aprendida na sala de aula.

Atualmente a formação acadêmica por si só tem se mostrado insuficiente para garantir o ingresso dos alunos recém-formados no mercado de trabalho, pois praticamente todas as empresas exigem uma experiência anterior. No Brasil, são mais de 1 milhão de estudantes estagiários segundo estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Estágio (Abres). Aproximadamente 25% dos estagiários são efetivados na empresa depois da graduação.

A Primeira Lei que regulamentou a atividade de estágio nas empresas entrou em vigor em 1977, promulgada pelo então presidente Ernesto Geisel, tendo como Ministro Ney Braga. Logo em seguida veio o decreto de 18 de agosto de 1982, assinado por João Figueiredo, que a regulamentou e deu outras providências à Lei do estágio. Finalmente, em 23/12/88, a Lei sofreu mais uma alteração, desta vez foi autorizado às empresas a possibilidade de incluírem todo o investimento aplicado em um estagiário na declaração de Imposto de Renda.

A nova Lei do Estágio, aprovada em novembro do ano passado, altera alguns tópicos da Legislação atual. As principais mudanças estão relacionadas à carga horária, que fica limitada a seis horas diárias, e o direito a férias remuneradas de 30 dias a cada ano de estágio. O limite de dois anos de estágio na mesma empresa e a meia jornada em períodos de provas são outras das mudanças propostas pelo novo texto. O descumprimento das regras deverá render punições tanto para as empresas quanto para as escolas. (extraído do Canal Estudante)

Calil Buchala Neto, Eduardo Silva Araújo,

José Sidnei Franceschi e Walter Prata

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam

no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto.

Nenhum comentário: