domingo, 5 de julho de 2009

A página da Vida do dia 5 do mês de junho de 2008

De São José do Rio Preto SP,

um Festival para o mundo

Uma janela aberta que irá levar o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto aos quatro cantos do planeta. Um portal de informações que irá manter todos atualizados sobre as notícias do FIT, sinopses dos espetáculos, fichas técnicas, fotos, grades de programação, datas e horários de apresentações e atrações do Festival, além de entrevistas, bate-papos ao vivo, entre outras novidades e possibilidades.

Pela primeira vez, o site do FIT contará com um blog, que será criado e atualizado diariamente pelo grupo de São Paulo +zero [a.k.a. +zero do brasil]. A equipe ficará em Rio Preto durante os dias do Festival, acompanhando os eventos, os bastidores e a participação do público por meio de textos, entrevistas, fotos e vídeos.

O +zero [a.k.a. +zero do brasil] circulará pelas apresentações, incluindo o “Não Lugar”, munido de câmeras e gravadores com a intenção de registrar o Festival de forma completamente diferente da convencional. A linguagem utilizada neste registro será típica do formato blog, o que significa informações curtas, mas com rápida atualização e conteúdo.

Ao acessar o site, os visitantes também poderão assistir aos vídeos com imagens de espetáculos, palestras, mesas e outras atividades que acontecerem no decorrer do Festival. Todos os dias, o site promoverá um bate-papo ao vivo com artistas do mundo do teatro que estiverem participando do FIT. Os horários dos chats e convidados serão determinados previamente e terão cerca de uma hora de duração.

O layout e as informações da página do FIT na Internet seguem o conceito TEXTura e a identidade visual do evento que este ano foi desenvolvida pelo design gráfico Raul Loureiro. Pra visitar a página basta acessar o site pelo endereço www.festivalriopreto.com.br.

Hoje, 86º Dia Internacional

do Cooperativismo


Mais que um desafio, a busca pelo desenvolvimento sustentável faz parte da filosofia e princípios cooperativistas. Em sua essência, as cooperativas trabalham pelo desenvolvimento econômico, com equidade social e preocupação com as comunidades onde estão inseridas. É nessa linha de atuação que o setor cooperativista brasileiro baseia suas ações, sempre com a preocupação em priorizar a preservação do meio ambiente, e faz isso de diversas formas. O tema que norteia as comemorações pelo 86º Dia Internacional do Cooperativismo, em 2008, “Luta contra a mudança climática por meio das cooperativas”, mostra esse comprometimento.

São inúmeros os exemplos de iniciativas cooperativistas em prol de um desenvolvimento sustentável, presentes em todo País. Para contribuir com a preservação ambiental, cooperativas desenvolvem projetos em linhas diferenciadas. Trabalhar pela recuperação de nascentes e matas ciliares, com o intuito de evitar a erosão do solo e problemas conseqüentes desse processo, é um exemplo. O investimento em agroenergia, com a inserção no mercado de produção de biodiesel, é outra forma de somar a esse objetivo maior. Na mesma direção estão os projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), com a comercialização de créditos de carbono. Ações de educação ambiental junto a cooperados, empregados, familiares e comunidades mostram que a contribuição de todos é fundamental para se chegar ao desenvolvimento sustentável.

As 7,6 mil cooperativas do Sistema OCB, seus 7,6 milhões de cooperados e cerca de 250 mil empregados, de 13 ramos de atividade econômica, trabalham diretamente para essa sustentabilidade. As iniciativas realizadas no âmbito do setor, com a finalidade de contribuir com essa causa, devem ser exemplos para todo o cooperativismo brasileiro. Para superar o desafio das mudanças climáticas e atuar pelo desenvolvimento sustentável é preciso destacar e propagar as ações que já existem, incentivar a criação de outras e disseminar esse pensamento e filosofia de vida, baseados na responsabilidade social e importância da preservação do meio ambiente.

*Márcio Lopes de Freitas
Presidente do Sistema OCB


Aldo Flávio Pereira dos Santos,

Alfio Bogdan, Gilberto Daud,

Guido Luiz Morgon e Keller Fedossi

Estas personalidades com seus aniversários registrados no seu dia na nossa página, estão no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Nenhum comentário: