quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cristóvão Barros de Alencar completa hoje 70 anos

Cristóvão Barros de Alencar (Uiraúna, 5 de agosto de 1940) é um cantor, compositor, radialista, apresentador de televisão brasileiro. Nascido no interior da Paraíba, começou em sua carreira como radialista, quando trabalhou em Campina Grande, na Rádio Borborema. Na busca de novos horizontes, viajou pelas capitais brasileiras, dentre elas Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e São Paulo. Em 1960 na capital paulista conseguiu um lugar ao sol, pois passou a fazer parte das rádios Tupi, Record e América, tocando principalmente os sucessos da Jovem Guarda. Em ((1966)), lançou seu primeiro compacto simples pela gravadora Chantecler (C-33-6209)com as músicas Agora Sim- versão de Adesso Si de Sergio Endrigo e "Não Vá Embora" - versão de Tu Me Plais Et Je T'Aime", de autoria J. L. Chauby e Bob Du Pac. Em ((1968)), lançou o compacto simples com a música Não me peça um beijo, de autoria de Antonio e Mario Marcos. Em 1971, lançou um compacto simples com as músicas Não posso mais viver sem ti e Ana Cristina, ambas de sua autoria. Em 1972, fez sucesso com a balada Meu amor (Monia), de D. Finado, Jager e Vidalin, com versão de Sebastião Ferreira da Silva, incluída no LP "Os grandes sucessos da RCA Candem", que contou com a presença de nomes como Martinho da Vila, Nelson Gonçalves, Carmen Silva. No mesmo ano, outra gravação sua Não me peça um beijo (Porque vou chorar) foi incluída no LP "Os grandes sucessos volume 2" da mesma gravadora. Em 1973, lançou LP pela RCA Victor, interpretando composições românticas como a clássica balada Quem é, de Osmar Navarro e Oldemar Magalhães. No mesmo ano, participou do LP "Os grandes sucessos - VOL. 3", da RCA Camden, interpretando a música Volte querida (Honey come back), de J. Webb e versão de Sebastião Ferreira da Silva. Em 1974, participou de duas coletâneas, "Os grandes sucessos - VOL. 4", da RCA Camden, com a música Meu amor é mais jovem do que eu, e do LP Canções para dizer te amo, da RCA Victor, interpretando a balada Namorados, música que também foi incluída no LP "Parada nacional de sucesso" da Som Livre. Em 1975, gravou em LP várias músicas, dentre elas Emanuela (Emmanuelle), de P. Bachelet e H. Roy, trilha de um famoso filme da época, com versão sua. Nesse ano, participou de quatro coletâneas de sucessos, Natal com Cristo - Ano novo com amor, da RCA Camden, Canções para dizer te amo - Vol. 2, Prometemos não chorar e Fantásticos da RCA. Em 1976, participou da série "Fantásticos - VOL. 5", da RCA Victor e do LP "Saudade jovem nacional VOL. 2", da RCA Camden, com a música Olhos tristes. Em 1977, no LP "Globo de ouro - VOL. 3", da Som Livre, foi incluída sua interpretação para a guarânia Quero beijar-te as mãos.
Em 1978, gravou vários sucessos pela RCA Victor. Em 1979, lançou o LP Sentimental, no qual interpretou, entre outras, as músicas Amanhã o que será (Adios), de Juan Pardo. Nesse ano, no LP As campeãs da volta do sucesso, da gravadora Seta, incluiu a sua interpretação de Prometemos não chorar, de sua autoria. Em 1980, apresentou na Rádio Tupi de São Paulo o programa "Só Sucessos". Também apresentou na TV Record o "Programa Barros de Alencar" de 1982 a 1986, no qual ficou famoso com o bordão: "Alô, mulheres, segurem-se nas cadeiras. Alô marmanjos, não façam besteiras!" e ganhou audência com o concurso Michael Jackson onde elegeu a garota Lucia Santos, a Maika Jeka como carinhosamente a chamava, melhor imitadora do cantor. Ainda nos anos 1980, sua interpretação para A primeira carta foi incluída na coletânea "Astros do disco", da RCA Victor. Apresentou nas madrugadas da CNT do Rio de Janeiro, o programa "CD na TV".
Atualmente está na Rádio Tupi AM, em São Paulo - SP.
DISCOGRAFIA - Não me peça um beijo (1968) compacto simples /// Não posso mais viver sem ti/Ana Cristina (1971) RCA Victor Compacto Simples
Barros de Alencar (1973) RCA Victor LP /// Barros de Alencar (1975) RCA Victor LP /// Barros de Alencar (1978) RCA Victor LP /// Sentimental (1979) RCA Victor LP.

3 comentários:

Anônimo disse...

BARROS DE ALENCAR ESSE CARA E REALMENTE FENOMENAL,EU QUANDO MENINO JÁ ADORAVA OUVIR NA RÁDIO TUPI

Anônimo disse...

BARROS DE ALENCAR E NOTA 1000

Anônimo disse...

bom já falei tudo BARROS DE ALENCAR NA SUPER RÁDIO TUPI SEMPRE FOI DE MAIS ADORAVA OUVIR EMANUELA .PROMETEMOS NÃO MAIS CHORAR