sábado, 5 de junho de 2010

Correios homenageiam a Igreja de N. S. do Rosário e São Benedito de Cuiabá (MT) com selo e cartão



A fé e a história do povo
na simplicidade do templo

Os Correios lançaram no último dia 4 de junho em Cuiabá (MT), um selo (emissão especial) e um cartão-postal em homenagem à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Cuiabá/MT.
A emissão deste selo, que faz parte da Série Arquitetura e Festas Religiosas, simboliza o reconhecimento à importância da arte barroca setecentista e da secular presença católica na região central do Brasil, em especial, no Estado de Mato Grosso.


Criado pelos artistas Ariadne Decker e Rafael Decker Nichele (Meik), o selo reproduz, ao centro, a fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, um dos marcos históricos de Cuiabá, capital do Estado do Mato Grosso. Construída, originalmente, em taipa, em meados do século XVIII, caracteriza-se pela simplicidade de suas linhas arquitetônicas. No canto esquerdo, a imagem de Nossa Senhora do Rosário e, no direito, a de São Benedito, santo de grande devoção entre o povo mato-grossense. Acima da imagem da Igreja, são mostrados romeiros e bandeirinhas que lembram a Festa de São Benedito, uma das mais populares do Centro-Oeste brasileiro, sob um fundo nas cores da bandeira estadual. Foram utilizadas as técnicas de desenho vetorial e computação gráfica.
Com uma tiragem de 300 mil exemplares, cada selo custa R$ 1,10. Já o cartão-postal têm uma tiragem de 3 mil unidades ao preço de R$ 1,00 cada.
As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

IMAGEM DO CARTÃO-POSTAL FRENTE E VERSO





HISTÓRICO:
Conforme a tradição, por volta de 1721, os negros, na cidade de Cuiabá, capital mato-grossense, já reverenciavam as virtudes do futuro santo, São Benedito. Os primeiros devotos eram pessoas desprovidas de recursos, e construíram a primeira capela na Rua do Sebo, hoje Rua Pedro Celestino. Com a precariedade da construção, desabou após oito anos, e não mais se reergueu naquele lugar. Por outra versão, há documentos referentes à Irmandade Nossa Senhora do Rosário, como sendo a origem da atual igreja. É imprecisa a data da construção, mas aconteceu antes de 1º de janeiro de 1727, quando Cuiabá tornou-se vila.
Segundo dados arqueológicos e fontes históricas existentes, conclui-se que a Igreja, por volta de 1750, tomou a forma atual, sendo a nave e a ala da esquerda de quem nela entra construídas pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário, e a ala à direita, ou seja, a capela, pela Irmandade São Benedito. A denominação antiga de Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito deu lugar à atual denominação de Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, sendo, hoje, mais conhecida como de São Benedito.
Ao serem demolidas as igrejas barrocas Nossa Senhora do Bom Despacho, em 1914, e a Catedral, em 1968, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito passou a ser a única da capital cuiabana a conservar a arte barroca setecentista.
O templo, além de Memorial Histórico de Cuiabá, por marcar o local do nascimento da cidade, se tornou Memorial Histórico brasileiro por lembrar a última fase da conquista paulista e portuguesa a terras espanholas, à oeste da célebre linha de Tordesilhas, e Memorial Artístico mundial, por ser a única igreja setecentista cuiabana de arte barroca.
Pelos predicados históricos e artísticos, a SPHAN (hoje, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN) procedeu ao tombamento da Igreja, em 4 de dezembro de 1975, e a Fundação Cultural de Mato Grosso (hoje Secretaria de Estado de Cultura), em 15 de outubro de 1987.
A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito herdou a tradição das Irmandades de festejos populares. A Festa de São Benedito, por sua dimensão e importância, está ultrapassando as fronteiras de Cuiabá, e mesmo do Estado de Mato Grosso. A comunidade paroquial também promove, ao longo do ano, outros eventos significantes de caráter festivo e cultural.

Nenhum comentário: