quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ENCOMEX 2009 - Encontros de Comércio Exterior em S. J. do Rio Preto/SP, dias 2 e 3 de dezembro

São José Rio Preto é única cidade do interior paulista
a sediar o Encomex em 2009

São José do Rio Preto sediará a 139ª edição do Encomex – Encontro de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior(MRE), uma co-realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo. O evento será nos dias 2 e 3 de dezembro, no Ipê Park Hotel, a partir das 9 horas.
É o único encontro do ano que será realizado em uma cidade do interior e contará com a participação de autoridades e empresas de diversos setores, o que amplia as relações comerciais do interior paulista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.encomex.mdic.gov.br.Todo o cconteúdo da programação foi elaborado com informações sobre exportação de bens e serviços. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Carlos de Arnaldo Silva Filho, trazer o evento é uma conquista por desenvolver a cultura exportadora entre os empresários da região de Rio Preto e também de outras regiões importantes para o desenvolvimento do Estado de São Paulo como Ribeirão Preto, Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e Marília.“O Encomex representa o que há de mais importante para as empresas fomentarem ou iniciarem suas exportações, aumentando a participação de nossas cidades no cenário nacional de comércio exterior”, explica o secretário. Nos dois dias do evento, estão previstos seminários, painéis e oficinas, que serão proferidos por representantes dos setores público e privado, sobre o comércio exterior. No evento também haverá um showroom institucional, no qual os participantes poderão receber atendimento individual para esclarecimentos mais específicos sobre temas ligados ao comércio exterior. O Encomex também apresenta o Espaço do Exportador, onde será realizado o “Encontro com Tradings”, no qual pequenas e médias empresas brasileiras negociam diretamente com tradings, criando um ambiente de negócios propício à internacionalização do potencial exportador e à ampliação dos negócios para aqueles que atuam no comércio internacional.
O Encomex é promovido desde 1997 pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Nesse período, foram realizadas 138 edições do evento, em mais de 80 municípios brasileiros.
As exportações brasileiras cresceram de US$ 52,982 bilhões, em 1997, para quase US$ 200 bilhões no final de 2008. A evolução dos números pode ser atribuída a diversos fatores, sendo um deles a disseminação da cultura exportadora, como realização dos Encontros de Comércio Exterior por todos os Estados brasileiros.
O evento conta com o apoio de órgãos como MRE, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Sebrae, Apex Brasil, Federações, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, BNDES, associações, sindicatos entre outros.
Os apoiadores locais são: Ciesp; Sebrae; Facesp; Acirp; Banco do Brasil; Senai; Correios; Associação dos Produtores e Exportadores de Limão; Associação dos Joalheiros e Relojoeiros da Noroeste Paulista; Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação; Sindicato das Indústrias de Móveis de Mirassol; Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Votuporanga; Vogel Transporte e Agenciamento de Carga Internacional; Caribbean Express Despachos Aduaneiros; Multiways Despacho Aduaneiro; Rio Port Logística e Despachos Aduaneiros; EADI – Rio Preto.

Inscrições pelo site www.encomex.mdic.gov.br

Nenhum comentário: