quarta-feira, 1 de abril de 2009

José Olimpio Dias Gonçalves e A Página da Vida do dia 1/04/2008








José Olimpio é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.
A PÁGINA DA VIDA DO DIA 1 (TERÇA-FEIRA)
DO MÊS DE ABRIL DE 2008

PRIMEIRO DE ABRIL,DIA DA MENTIRA - Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril". No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.(texto Wikipédia).

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - 156 ANOS - Continuo divulgando as fotos da entidade de São Judas Tadeu , esta obra maravilhosa que seria impossível mostrá-la em poucas fotos ou apenas em um dia, situada ao lado da Br 153 próximo do viaduto e do Super Mercado Laranjão. Confira!

JARINÚ EM FESTA, NIVER DO DANIEL - Hoje a localidade de Jarinú , próximo de Atibaia ambas no estado de São Paulo, esta em festa tudo porque um dos empreendedores do seu comércio esta aniversariando hoje, seu nome Daniel Baptista Vio este torcedor fanático da Portuguesa, e maior fazedor de pães da sua região, filho do querido casal Nene e Zildinha Baptista Vio, a quem abrem a sua chácara com um prazer imenso a nossa família, a esse querido jovem que tem o meu maior respeito e juntamente com seus irmãos André e Elisângela, os nossos sinceros parabéns.

Nenhum comentário: