quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Aristides dos Santos e o Encontro Anti-Racismo no Dia da Consciência Negra,























Hoje em prosseguimento ao mês da consciência negra, nesta manhã na Camara Municipal de São José do Rio Preto teve a seguinte programação: 8h30 – Credenciamento, as 9h – Abertura com entidades organizadoras, 9h30 – Mesa: “ A Importância da Questão Racial como Bandeira de Luta Sindical” com os debatedores: Fábio Perboni (coordenador da Apeoesp/Rio Preto e Celi Regina Criz(presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de São José do Rio Preto), as 10h30 – Intervalo para Café, 11h – Mesa: “Por uma Educação Anti-Racista: a Aplicação da Lei 10.639/03 nas Escolas Municipais de São José do Rio Preto” tendo como debatedores : Profa. Ms. Andréia Militão (Prof. Unilago) e Paulo Eduardo Bellucci Franco (coordenador da CUT Subsede Rio Preto e Região) e encerramento as 11h30.

A manhã deste dia 20 vai reforçando a necessidade de união de toda comunidade negra, temos como nosso maior sábio o ancião Aristides dos Santos, que espelha nossos procedimentos de conduta e de reflexão, foi uma manhã muito proveitosa e tivemos como mediador ou condutor, meu amigo e dirigente da Associação do Escritores Riopretenses, Manoel Messias de Oliveira, este que quando ao falar da situação do negro no Brasil, mistura a força de sua emoção e de seu coração e a voz bradada em altos decibéis causa vibração, e nossa corrente sanguinea se altera e ficamos até de prontidão em causa de um possível combate, outra que emocionou os presentes foi a presidenta do Sindicato das Trabalhadores Domésticos ,Beloni Cândida Pereira Passone pela doçura de sua fala, outro que falou com muita propriedade sobre os problemas da comunidade afro foi o Diretor da Macro Região de São José do Rio Preto a AFUSE, Sidney Cravinho Xavier, mas quem delineou com objetividade o que a comunidade deve proceder foram: Cecília Nunes, Celi Regina Cruiz, Andréia Militão e Paulo Eduardo Bellucci Franco.

Nota da página: O único vereador presente e engajado com as causas desta comunidade foi nosso nobre edil Pedro Gomes, pensei que até a noite nas homenagens poderia alguns deles comparecerem, afinal estávamos em sua casa, mas como hoje é o Dia da Consciência Negra, espero que haja um pouco de reflexão por parte deles, em tornar este dia um feriado municipal e que no próximo evento , sejam mais presentes.














Um comentário:

Anônimo disse...

No momento em que todos os seres huamnos, passarem a dedicar-se ao seu compromisso, de respeito, de solidariedade, da busca da fraternidade, em que a justiça, será sempre um necessidade ética de cada um, evidentemente que podemos compartilhar do mesmo ar, e alimentar-se da paz e do amor entre todos. Enquanto isto continuamos a buscar nossos sonhos e a espera de uma realidade de consciencia social.