quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Milton Ribeiro, foi o ator que mais representou e interpretou o homeu mau do cangaço



Milton Ribeiro (Passos, Minas Gerais, 21 de agosto de 1921 - São Paulo, 16 de março de 1972) foi um ator brasileiro. Tornou-se conhecido por suas interpretações de homem mau do cinema brasileiro, principalmente nos filmes que representam o ciclo dedicado ao cangaço. Sua estréia foi em 1951 no filme Ângela, uma produção da Companhia Vera Cruz. O sucesso chegou dois anos depois, em 1953, com O Cangaceiro de Lima Barreto. Nesse que foi o primeiro filme brasileiro premiado no exterior, no Festival de Cannes como melhor filme de aventura, viveu o cangaceiro Galdino, inspirado em Lampião. O herói desse filme, era o gaúcho Alberto Ruschel. Os principais papéis femininos foram interpretados por Marisa Prado (a professora sequestrada por Galdino) e por Vanja Orico, que vivia a companheira de Galdino. Seus filmes de maior sucesso, além de O Cangaceiro foram: Arara Vermelha, A Morte Comanda o Cangaço, O Cabeleira, Lampião, o Rei do Cangaço, O Diabo de Vila Velha, Corisco, o Diabo Loiro e Meu nome é Lampião. Morreu de ataque cardíaco.

4 comentários:

Unknown disse...

milton ribeiro foi o ator que melhor interpretou o lampião . tem um filme que renato villar interpreta lampião e milton ribeiro é simplesmente um cangaçeiro de seu bando.sera que o diretor e produtor desse filme não viu que esse renato villar dava mais certo pra fazer papel de padre enquanto milton ribeiro encaixaria feito uma luva no papel de lampião ?

Reginaldo Prado disse...

Só uma correção. o nome do protagonista de "Lampião, o rei do cangaço" é Leonardo Villar e não Renato Vilar. Este nome que você citou era o de um personagem de Tarcísio Meira na novela "Roda de Fogo"(TV Globo,1986/87.

Riva Júnior disse...

Leonardo Villar

Riva Júnior disse...

Isso mesmo!